Bonito, Mato Grosso do Sul - 20 de Abril de 2024
Saúde

Saúde alerta sobre perigo de acidentes com escorpiões em Bonito

Segundo a Secretaria de Saúde, não há um programa específico de repasse de inseticida aos municípios para combate ao escorpião.

Com informações de Prefeitura de Bonito
Em 01 de Novembro de 2019 às 08h58

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre a importância de cuidados preventivos em relação a possíveis acidentes com escorpiões, que se proliferam nesta época do ano, já que o clima úmido e quente é ideal para o seu aparecimento.

De acordo com a secretaria não há, tanto a nível federal quanto estadual, um programa específico de repasse de inseticidas aos municípios para que as autoridades locais possam combater os animais.

No Brasil, entre várias espécies é possível encontrar com muita frequência o "escorpião-amarelo" (Tityus serrulatus), que é considerado o escorpião mais perigoso da América do Sul. Esses animais procuram alimento durante a noite e frequentemente invadem as residências, onde se instalam sem serem notados, já que durante o dia "desaparecem" em esconderijos escuros e úmidos.

Com a capacidade de permanecerem longos períodos sem se alimentar, podem ficar escondidos de dois a três meses sem se movimentar, o que dificulta sua exposição aos locais onde as aplicações de inseticidas químicos são realizadas.

Segundo o Ministério da Saúde, a picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada, entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até, risco de morte.

Precauções

Manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades; Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e as) junto a paredes e muros das construções. Manter a grama aparada; Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo; Não pôr as mãos em buracos sob pedras e em troncos podres; Usar calçados e luvas de raspas de couro; Vedar soleiras das portas e janelas ao escurecer, pois muitos destes animais apresentam hábitos noturnos; Usar telas em ralos de chão, pias e tanques; Combater a proliferação de insetos, alimento principal dos escorpiões; Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vão entre o forro e paredes, consertar rodapés despregados, colocar saquinhos de areia nas portas e telas nas janelas; Afastar as camas e berços das paredes, evitar que roupas de cama e mosquiteiros se encostem ao chão. Não pendurar roupas nas paredes; Acondicionar lixo domiciliar em recipientes que possam ser mantidos fechados para evitar baratas, moscas ou outros insetos de que se alimentam os escorpiões.

Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.