Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Saúde

Rússia faz acordo para oferecer remédio contra a covid-19 ao Brasil

Avifavir é a primeira droga baseada em favipiravir do mundo a ser aprovada para o tratamento da covid-19. O composto é usado desde 2014 no Japão contra a gripe, com o nome comercial de Avigan.

Com informações de R7
Em 24 de Setembro de 2020 às 16h54

O fundo soberano da Rússia e o grupo farmacêutico KhimRar, sediado em Moscou, anunciaram nesta quinta-feira (24) o fechamento de acordo para vender um medicamento antiviral contra a covid-19 a 17 países, incluindo o Brasil. As informações são da agência de notícias russa Sputinik News.

Avifavir é a primeira droga baseada em favipiravir do mundo a ser aprovada para o tratamento da covid-19. O composto é usado desde 2014 no Japão contra a gripe, com o nome comercial de Avigan.

Agora, será eviado para a Arábia Saudita, Brasil, Bulgária, Colômbia, Sérvia, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Honduras, Kuwait, Panamá, Paraguai, Sérvia, Eslováquia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Uruguai.

Registrado desde 29 de maio na Rússia, o remédio já foi utilizada para o tratamento da doença causada pelo novo coronavírus em mais de 70 regiões do país, e adquirido pela Bielorrússia, Bolívia, Cazaquistão, Quirguistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

O medicamento também foi aprovado pelos reguladores de Europa, Oriente Médio e Ásia. Para ser utilizado no Brasil, precisa receber o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

De acordo com Kirill Dmitriev, diretor-geral do fundo soberano russo, o Avifavir é de três a quatro vezes mais barato que o Remdesivir, medicamento usado contra a covid-19 que também é baseado em favipiravir e produzido nos Estados Unidos.

"Quando registramos o primeiro medicamento contra coronavírus no mundo baseado em favipiravir, havia muito ceticismo, pois as pessoas estavam se perguntando como poderíamos registrá-lo quando o Japão ainda não o havia registrado", afirmou Dmitriev

Isso aconteceu porque o uso emergencial do remédio foi aprovado antes da conclusão dos testes clínicos, como aconteceu com a vacina Sputnik V, primeira vacina do mundo registrada contra a covid-19, também financiada pelo Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo).

No entanto, a eficácia do favipiravir contra a covid-19 foi confirmada pela empresa japonesa Fujifilm Holdings Corp vários meses após os ensaios de Avifavir na Rússia.

Resultados dos ensaios clínicos pós-registro mostraram que pacientes tratados com Avifavir se recuperaram mais rapidamente dos sintomas da covid-19, já que em 30% dos casos o coronavírus foi eliminado em um estágio inicial.

Além disso, o nível de saturação de oxigênio no sangue do paciente também foi restaurado com o dobro de rapidez do que durante a aplicação da terapia tradicional e não foram relatados efeitos adversos do uso do medicamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.