Bonito, Mato Grosso do Sul - 18 de Abril de 2024
Saúde

Respiradores hospitalares são entregues à Secretaria Estadual de Saúde de MS

Equipamentos foram consertados pelo Senai.

Informações assessoria de imprensa
Em 01 de Julho de 2020 às 09h52
Divulgação/ Senai

Em continuidade às ações de apoio ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Senai entregou na última terça-feira (30/06), oito respiradores à Secretaria Estadual de Saúde.

Os equipamentos passaram por manutenção em uma estrutura instalada temporariamente no Senai Empresa, em Campo Grande (MS), e que foi adaptada especialmente para o reparo dos equipamentos.

Acompanhados do diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, e o secretário municipal da pasta, José Mauro de Castro Filho, conheceram o local e, após a assinatura do termo de devolução, afirmaram que os equipamentos foram entregues no momento em que se considera a necessidade de expansão do número de leitos para o atendimento a pacientes graves da Covid-19.

A demanda por leitos é crescente devido à expansão da doença do nosso Estado. Esse apoio do Sistema Fiems e do Senai possibilita, na escassez desses equipamentos no mercado, que as unidades de saúde do nosso estado tenham condições de atender a todos e aumente as chances de recuperarmos mais pacientes. Seremos eternamente gratos por esse trabalho ”, disse Geraldo Resende.

O secretário municipal de Saúde de Campo Grande acrescentou que o reforço vem em boa hora também porque os preços dos respiradores dispararam no mercado desde o início da pandemia. “ No momento em que os preços estão praticamente cinco vezes maiores de que os valores de mercado, o conserto desses respiradores que estavam impossibilitados de ser utilizados vai aumentar a expansão de leitos”, analisou José Mauro, exemplificando que um respirador fixo de alta complexidade, como o que passou pela manutenção do Senai, antes custava em torno de R$ 60 mil, e hoje não é encontrado por menos de R$ 200 mil.

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo, disse que concretizar a entrega dos respiradores traz a sensação de dever cumprido. “É uma felicidade para o Senai poder devolver respiradores que estavam sem uso nos hospitais do estado. O nível de aproveitamento dos equipamentos que recebemos da SES chega a quase 100%, o que também comprova a expertise da equipe técnica do Senai, com apoio de voluntários, e o compromisso firmado desde o início da pandemia, que é o de ajudar a salvar vidas”, ressaltou.

Nesta primeira etapa de devoluções dos respiradores à SES, foram entregues oito respiradores e somente um deles, em um universo de 16, foi considerado inservível, ou seja, não é possível consertar ou porque são muito antigos ou porque precisam de muitas peças novas e o custo da manutenção acaba sendo inviável. Outros sete respiradores ainda estão em fase de calibração para serem devolvidos aos hospitais. Desde o início da pandemia, o Senai já recebeu 120 equipamentos para conserto e, desses, 94 já foram recuperados, 12 ainda estão em manutenção e dez foram descartados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.