O prefeito municipal de Bonito, Odilson Soares, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (16) com os secretários municipais para debater o protocolo de ações a serem tomadas pela prefeitura para o enfrentamento do coronavírus, conhecido oficialmente como Covid-19. As medidas devem ser anunciadas em 24 horas.
A Secretaria Municipal de Saúde vem adotando uma série de medidas nas últimas semanas para capacitação das equipes da própria secretaria e do Hospital Darci João Bigaton - incluindo médicos, enfermeiros, servidores das Unidades Básicas de Saúde, laboratório e Farmácia Municipal para atendimento de eventuais casos de suspeita de infecção.
Os preparativos incluíram também a compra do material de atendimento necessário, tanto para as unidades básicas de Saúde quanto para o hospital. Segundo declaração da secretaria de Saúde, Lívia Maria Oliveira, ao Grupo Unidos Conservamos, "estamos realizando monitoramentos de casos próximos às cidades, divulgação nos postos, escolas, comércio e um planejamento para esta situação. Não tivemos nenhum caso suspeito ou confirmado aqui em Bonito, até o momento".
Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação à situação epidemiológica.
As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação entre pessoas (contaminação por contato) está ocorrendo podendo pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (como toque ou aperto de mão) e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Sintomas
Os quadros respiratórios como resfriados, gripes e pneumonias são causados por diversos microorganismos. Assim que os primeiros sintomas respiratórios surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento. São eles:
Precauções
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

