Bonito, Mato Grosso do Sul - 18 de Abril de 2024
Saúde

Pó inalável pode ser ferramenta importante no combate ao coronavírus

O único antiviral usado atualmente no tratamento da SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a COVID-19, é o remdesivir, mas a sua administração é invasiva e desafiadora. Cientistas da Universidade do Texas de Austin esperam mudar essa realidade usando uma tecnologia inovadora para administrar o medicamento através de inalação, o que pode tornar o tratamento mais poderoso, fácil e disponível.

Natani Ferreira
Em 03 de Agosto de 2020 às 15h40

Um time de pesquisadores da Divisão de Farmacêutica Molecular e Distribuição de Medicamentos, liderada por Robert Williams III investigou vários métodos de fornecimento de drogas para dar nova destinação à medicamentos já existentes em formas mais eficazes. No início do ano, a equipe focou na niclosamida e sua eficácia antiviral em células infectadas pela Covid-19. Desde então, remdesivir emergiu como o único antiviral disponível para tratamento do coronavírus.

Remdesivir é autorizado para uso emergencial em pacientes adultos e pediátricos hospitalizados com doença grave. Originalmente desenvolvido para tratar a ebola, remdesivir mostrou resultados promissores no tratamento da Covid-19 nas células epiteliais das vias aéreas de humanos. Porém, métodos de fornecimento efetivo limitado dificultaram os esforços para estabelecer tratamento amplo a uma maior quantidade de pacientes com sintomas graves.

"Infelizmente, remdesivir não é recomendado para administração oral já que o medicamento é em sua maior parte metabolizado pelo corpo, " diz Williams. " Injeção intramuscular também é um problema, pois as taxas de liberação dos músculos pode variar bastante."

Para fornecer remdesivir para outros pacientes além dos mais graves, formas de dosagens mais convenientes e acessíveis para administração devem ser desenvolvidas rapidamente e testadas em pacientes que tem mais opções de tratamento. Uma forma de superar as taxas de má absorção é administrar o medicamento diretamente na área infectada. A equipe de pesquisadores, que inclui Sawittree Sahakijpijarn, Chaeho Moon and John J. Koleng, criou formas inalatórias de remdesivir para proteger e tratar o modo respiratório da infecção, incluindo um pó matriz frágil e sem forma feito com congelamento de uma película fina. Esse método (inalação em pó) não só possibilitaria uma distribuição mais ampla de um medicamento antiviral essencial no combate ao COVID-19, como também pode tornar o remdesivir mais efetivo.

"Se os pacientes puderem evitar uma visita ao hospital para iniciar o tratamento, pode haver a diminuição da tensão em nosso sistema de saúde, diminuir o custo e proporcionar menos pontos de contato com aqueles que estão infectados, " diz Williams. " Métodos de intervenção disponíveis com maior amplitude podem diminuir significativamente os sintomas antes que eles se tornem letais, trazendo mais leitos de hospital e ventiladores para aqueles que mais precisam."

A Farmacêutica TFF adquiriu as patentes para a versão em película fina de congelamento e inalação. O resultado das pesquisas dos cientistas da UT foram publicadas recentemente como pré-impressão no bioRxiv. Com os resultados finais, a equipe irá enviar um relatório completo para revisão de pesquisadores e posterior publicação.

Veja aqui a matéria publicada no  The University of Texas at Austin !

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.