Bonito, Mato Grosso do Sul - 20 de Abril de 2024
Saúde

Pioneira no MS, Corumbá vai oferecer atendimento noturno em Centro de Testagem e Aconselhamento

A partir de agosto, o local funcionará das 18h00 às 21h00, sempre às quartas-feiras, para atender a população de toda a região.

Com informações de assessoria
Em 20 de Julho de 2022 às 14h39
(Clóvis Neto)

Corumbá será a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a oferecer, de forma contínua, atendimento noturno no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), serviço que é ofertado gratuitamente no Centro de Referência IST, HIV e AIDS, Hepatites Virais “Doutor João de Britto”. A partir de agosto, o local funcionará das 18h00 às 21h00, sempre às quartas-feiras, para atender a população de toda a região.

“Essa é uma demanda de muito tempo e que vamos conseguir atender graças ao trabalho, planejamento e empenho dos servidores da nossa Secretaria Municipal de Saúde”, destacou o prefeito Marcelo Iunes durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira (15), quando foram definidos os detalhes para operacionalização do terceiro turno do CTA – Corumbá.

Também participaram da agenda o secretário municipal de Governo, Luiz Antônio da Silva; o secretário municipal de Finanças e Orçamento, Luiz Henrique Maia de Paula; a secretária-adjunta de Saúde, Mariluce Leão; a gerente de Vigilância em Saúde, Luciana Ambrósio; a enfermeira coordenadora do João de Britto, Leidelene Soares Ferreira da Silva; e a farmacêutica-biomédica da unidade de Saúde, Carla Talavera Cruz.

“Estamos avançando bastante nas políticas públicas do SUS voltadas à população mais vulnerável da nossa cidade e também da nossa região, uma vez que o CTA de Corumbá atende qualquer pessoa que busca nossos profissionais muito bem qualificados”, afirmou a secretária-adjunta de Saúde, Mariluce. A Unidade de Saúde “Dr. João de Brito” funciona na rua Tiradentes, 901, ao lado do Posto Paulista.

Testagem e Aconselhamento

A epidemia de HIV/AIDS no Brasil é concentrada em alguns segmentos populacionais mais vulneráveis e que apresentam prevalência superior à média nacional, que é de 0,4%. Essas populações são: homossexuais, pessoas trans, dependentes de álcool e outras drogas, pessoas privadas de liberdade e trabalhadoras(es) sexuais.

O estigma e discriminação no ambiente de saúde são barreiras críticas para a prevenção do HIV. Por este motivo, a Prefeitura de Corumbá busca oferecer uma abordagem afirmativa de gênero para melhorar o atendimento ao HIV e o engajamento na prevenção das ISTs. Desde a reorganização do CTA, feito em parceria com a OPAS e o Ministério da Saúde, o CTA de Corumbá ocupa esse lugar de referência na Rede Municipal e em toda a microrregião.

Com o terceiro turno, o João de Brito vai iniciar atendimento da população trans de forma integral além ampliar a oferta de atendimento multiprofissional, através de acolhimento, testagem rápida, consulta médica (avaliação clínica, solicitação de exames e reavaliação), consulta e procedimentos de enfermagem, consulta psicológica, atendimento farmacêutico e laboratorial, vacinação além de conscientizar a população chave e prioritária sobre Prevenção Combinada do HIV e outras IST.

O Centro de Referência IST/HIV e AIDS/Hepatites Virais de Corumbá ainda oferece medicação para PrEP, PEP, tratamento do HIV, Hepatites B e C e outras ISTs; testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e C, VDRL e outros exames, quando necessário. Os resultados dos testes rápidos são liberados em até 30 minutos, favorecendo o diagnóstico precoce.

A proposta do terceiro turno além das estratégias já realizadas é inovar com encontros de grupo terapêutico específico as pessoas trans que optarem pelas terapias de afirmação de gênero como a hormonização. “Quando uma minoria política avança na conquista de direitos, toda a sociedade avança junto” como complementa Dr. Hilton Luís, médico infectologista da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.