Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Saúde

Pfizer: vacina para as novas variantes pode ficar pronta até setembro, diz presidente mundial

Farmacêutica planeja versão contra todas as mutações conhecidas até hoje para unificar proteção em um único imunizante.

Com informações de O Globo
Em 13 de Abril de 2022 às 16h42

O presidente da farmacêutica Pfizer, Albert Bourla – responsável por uma das vacinas contra a Covid-19 mais aplicadas no mundo – disse nesta quarta-feira que uma nova versão do imunizante contra todas as variantes descobertas até agora pode ser desenvolvida até setembro. A declaração foi dada em uma coletiva de imprensa realizada pela Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas.

"Espero que até o outono (do Hemisfério Norte) - mas não é uma certeza - possamos ter uma vacina contra tudo o que se sabe no momento", afirmou Bourla durante entrevista.

No momento, a farmacêutica realiza estudos para descobrir qual é a melhor fórmula. A ideia é que um único imunizante seja destinado para todas as variantes conhecidas, oferecendo uma proteção mais ampla, em vez de produzir apenas uma nova versão destinada para a Ômicron.

"É fácil fazer algo apenas contra a Ômicron. O que é cientificamente e tecnicamente mais desafiador é ser eficaz contra tudo o que se conhece até agora, para que você não tenha duas vacinas diferentes para variantes diferentes", disse o presidente da Pfizer, e acrescenta: "Assim que soubermos qual é o melhor caminho a seguir, solicitaremos a aprovação".

Desenvolvida juntamente à empresa alemã BioNTech, a vacina da Pfizer foi uma das primeiras contra a Covid-19 a ganhar a aprovação por uma agência de saúde. O imunizante foi aplicado pela primeira vez no Reino Unido, no final de 2020, menos de um ano após a doença ter sido detectada pela primeira vez na China.

A tecnologia utilizada é a de RNA mensageiro – assim como à da Moderna – e, embora tenha sua eficácia reduzida contra a variante Ômicron, continua a oferecer uma alta proteção contra sintomas graves, internações e morte.

No Brasil, a vacina recebeu o registro definitivo pela Anvisa em fevereiro de 2021. No final do ano, a agência deu o aval para aplicação da versão pediátrica do imunizante em crianças de 5 a 11 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.