Bonito, Mato Grosso do Sul - 7 de Agosto de 2022
Saúde

Paciente com COVID-19 deve passar por avaliação neurológica, aponta estudo

Exames de imagem, como a tomografia computadorizada de crânio, podem ser indicados para infectados pelo coronavírus para melhor diagnosticá-los.

Com informações de Estado de Minas
Em 27 de Julho de 2022 às 14h26

Um estudo publicado pela revista científica e-Acadêmica mostrou a "necessidade de uma melhor avaliação dos sintomas clínicos no diagnóstico, bem como a necessidade de se estabelecer uma avaliação neurológica padronizada junto ao diagnóstico do COVID-19, lançando mão de exames de imagem, como a tomografia computadorizada de crânio, para melhor acurácia e manejo dos pacientes diagnosticados com COVID-19".

De acordo com os autores, exames de imagem, como a tomografia computadorizada de crânio, podem ser indicados para pacientes infectados pelos coronavírus a fim de melhor diagnosticá-los. Segundo o artigo, diversos estudos apresentaram uma variada gama de sintomas neurológicos associados à infecção da COVID-19.

Diante disso, os autores perceberam que, até então, não havia uma rotina estabelecida de avaliação de sintomas neurológicos que se possa vincular à gravidade ou fatores de risco da doença. "Um dos estudos apresentou uma correlação entre cefaléia e mortalidade, que sugere cefaléia como preditivo de melhor prognóstico clínico dentre os pacientes hospitalizados com COVID-19, e que apresentaram sintomas neurológicos", diz trecho do estudo. 

Outra conclusão é de que muitos sintomas foram provavelmente subnotificados devido a uma falta de padronização para uma melhor avaliação neurológica, como também houve um subaproveitamento dos exames de imagem como ferramenta auxiliar para diagnóstico da sintomatologia neurológica associada à COVID-19. Isso devido à grande demanda hospitalar instalada concomitante à pandemia e os esforços voltados para evitar a disseminação viral.

O estudo teve participação do médico ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa, Luiz Felipe Carvalho, da Logos University International, dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 05 de Agosto de às 16h21
EUA identificaram cerca de 1,6 milhão de pessoas que são altamente vulneráveis ao vírus, mas o país tem 550 mil doses de vacina. Com a declaração de emergência, agências de governo vão receber mais dinheiro.
Em 27 de Julho de às 14h26
Exames de imagem, como a tomografia computadorizada de crânio, podem ser indicados para infectados pelo coronavírus para melhor diagnosticá-los.
Em 22 de Julho de às 14h25
A estratégia dos cientistas foi criar uma composição que atacasse diretamente a proteína spike do SARS-CoV-2, responsável pela entrada do vírus nas células do corpo humano.
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.