Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Saúde

Obra prima da natureza, Lagoa Misteriosa celebra 10 anos de atividades

A transparência incrível de suas águas e a profundidade desconhecida fazem do passeio um lugar mágico, características estas que despertam diversas emoções em quem a visita.

Car la Layane
Em 29 de Julho de 2021 às 08h01
Lagoa Misteriosa (Jardim-MS). Foto: Marcio Cabral.

A Lagoa Misteriosa , atrativo turístico localizado em Jardim (MS), que oferece aos visitantes passeios de flutuação e mergulho com cilindro, comemora nesta quinta-feira, 29 de julho, 10 anos de operação de suas atividades turísticas.

O atrativo, que integra o Grupo Rio da Prata, no qual fazem parte também o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa Ecoturismo, é considerado uma das cavernas inundadas mais profundas do Brasil e a sétima maior caverna em extensão no país. A transparência incrível de suas águas e a profundidade desconhecida fazem do passeio um lugar mágico, características estas que despertam diversas emoções em quem a visita. 

Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, revela que a notícia da aquisição do atrativo aconteceu em 2005, quando cursava a faculdade de Engenharia Ambiental. " Meu pai (Eduardo), convocou eu e minha irmã Luciana para uma reunião de família na qual nos informou que tinha recebido uma proposta para comprar a área da Lagoa Misteriosa, que ia ser difícil financeiramente, mas que mesmo assim ele ia comprar, pois era um lugar especial no mundo e que precisava de alguém com capacidade técnica para cuidar".

Nesta época a Lagoa Misteriosa estava com a visitação turística interrompida, para que a realização dos estudos do seu Plano de Manejo. "Em 2008, após minha formatura, recebi a missão de supervisionar e ajudar a equipe técnica do Plano de Manejo a finalizar os trabalhos e de finalmente dar entrada no pedido de licenciamento ambiental da Lagoa. Temos imensa gratidão a muitas pessoas que foram parceiros neste processo, inclusive o IMASUL/MS que colaborou muito, na época, finalmente criando procedimentos para o licenciamento de cavidades turísticas" , revela Luiza Coelho.

Da aquisição ao início da operação turística na Lagoa Misteriosa, passaram-se seis anos. "Em 2011, o sonho se tornou realidade e iniciamos a operação turística da Lagoa, sempre pautados em organização, qualidade, segurança e melhoria contínua. Desde então, vivemos esta realização da missão de encantar nossos visitantes diariamente, apoiados por nossos parceiros Jardim Scuba, Guias de Turismo, Agências, Motoristas, etc. A Lagoa Misteriosa é realmente um pedacinho do céu na terra, com suas águas azuis cristalinas. Estes 10 anos marcam um período de muito aprendizado, cuidado e carinho. E que os próximos 10 tragam ainda mais natureza, mais floresta e muitos visitantes deslumbrados" , conclui Luiza.

João Gomes, instrutor de mergulho, está à frente das atividades desde o início da sua operação turística. "Ter feito parte desse processo todo, desde o licenciamento, do Plano de Manejo e do início das atividades me deixa muito feliz.  É uma grande responsabilidade, da qual eu tenho uma grande satisfação", diz.

Experiências

Ao longo de seus 10 anos de operação, a Lagoa Misteriosa recebeu os mais variados perfis de visitantes: pessoas que não sabem nadar; quem nunca realizou mergulho; mergulhadores profissionais; equipes de reportagens; visitas técnicas; entre outros, experiências muitas vezes compartilhadas no TirpAdvisor, considerado um dos maiores portais de turismo do mundo.

"Sem sombra de dúvida o melhor passeio que fiz na região de Bonito (MS). A Lagoa Misteriosa ficará guardada juntos com minhas melhores lembranças de viagem, as fotos não traduzem nem um décimo da beleza e da magia do local. SENSACIONAL!!!", disse Alex em depoimento compartilhado no TripAdvisor.

Para Cristiane H., a experiência em conhecer a Lagoa Misteriosa foi surreal. "Não sei nadar, tenho medo de profundidade, mas o mergulho na Lagoa Misteriosa foi fantástico! Quero deixar aqui meu agradecimento ao instrutor Felipe que graças à ele, tive a melhor experiência da vida, pois ele com sua calma, paciência e generosidade fez com q eu me sentisse super segura e consegui atingir os 8 metros de profundidade, pois tentei desistir duas vezes. É uma experiência surreal.. que levarei para o resto da vida. Super recomendo, e para quem tem medo como eu, vá.. pois você será super bem assessorada. Com certeza voltarei!!".

Guinness World Records

Uma foto panorâmica de 495 megapixels, de autoria do fotógrafo Marcio Cabral, conquistou recorde no Guinness Book World Records. A imagem é formada por 18 quadros individuais clicados no cenário da Lagoa Misteriosa. O certificado foi entregue ao passeio em 2016.

Prêmios

Ao longo de sua trajetória, a Lagoa Misteriosa foi agraciada por importantes prêmios. Em 2019, recebeu o reconhecimento, junto com os outros atrativos do Grupo Rio da Prata, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa, de “Finalista do Prêmio 2019 Tourism for Tomorrow Awards”, realizado pelo WTTC (World Travel & Tourism Council), na categoria Destinations Stewardship Award, voltado para organizações líderes que ajudam no desenvolvimento sustentável do destino, beneficiando seus moradores e visitantes.

Em 2019, ao lado do Recanto Ecológico Rio da Prata, conquistou o 3º lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2019, evento promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), na Iniciativas de Destaque – categoria Aproveitamento para o Patrimônio Natural para o Turismo.

Foi vencedora no Prêmio ECO® 2018 realizado pela Amcham e Estadão se destacando na modalidade Práticas de Sustentabilidade, Categoria Produtos e Serviços, para Microempresas e Startup.

Também em 2018 conquistou o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, na Categoria Parceiros do Turismo, com a iniciativa “Na pegada da sustentabilidade: o modelo de gestão de ecoturismo do Recanto Ecológico Rio Da Prata e Lagoa Misteriosa (Jardim-MS)”.

Recebe anualmente o “Prêmio TripAdvisor – Certificado de Excelência”.

Atividades

A Lagoa Misteriosa oferece aos visitantes os passeios de flutuação, mergulho com cilindro nas categorias batismo (8m), básico (18m), avançado (25m) e técnico (60), sendo as três últimas específicas para visitantes que possuem curso de mergulho de acordo com cada modalidade.

As reservas para os passeios são feitas através das agências de turismo da região. Mais informações, acesse www.gruporiodaprata.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.