Bonito, Mato Grosso do Sul - 23 de Abril de 2024
Saúde

Nioaque recebe recursos do Ministério da Saúde

O repasse total destinado às equipes que já aderiram ao Programa será de mais de R$ 50 milhões, sendo que sete são em Mato Grosso do Sul.

Com informações de Campo Grande News
Em 28 de Dezembro de 2019 às 09h43

As Equipes de Saúde da Família, denominadas eSF, que aderiram ao Informatiza APS (Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde) começam a receber custeio ainda este mês. O Ministério da Saúde homologou a adesão de 16.202 eSF, em 2.247 municípios brasileiros. Desses, 7 são de Mato Grosso do Sul. O repasse total destinado às equipes que já aderiram ao Programa será de mais de R$ 50 milhões.

A primeira lista de municípios contemplados, publicada em 13 de dezembro, homologou 13.144 eSF, em 1.750 municípios. Não havia cidades de Mato Grosso do Sul. Nova lista, publicada em 19 de dezembro, contemplou mais 3.058 eSF, em 501 cidades, sete delas em Mato Grosso do Sul: Angélica, Bataguassu, Douradina, Nioaque, Ponta Porã, Rochedo e Três Lagoas.

Como funciona  

O Ministério da Saúde informou que analisa os pedidos de custeio à medida que os municípios enviam solicitação pelo sistema de adesão. Para receber o valor, as equipes precisam fazer uso de sistema de prontuário eletrônico e estarem cadastradas no SCNES (Sistema Nacional de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde).

Também é exigido enviar informações à base federal por meio do prontuário eletrônico em pelo menos uma das três competências anteriores à solicitação de adesão.

Ao aderir ao programa, os gestores municipais ficam responsáveis por alimentar os dados em uma plataforma que concentra os sistemas de informação do SUS por meio de sistema de Prontuário Eletrônico. Isso dá celeridade à organização dos dados que chegam pela Atenção Primária e também garante aos profissionais de saúde e gestores mais eficiência no atendimento e continuidade ao cuidado do paciente em qualquer tempo e lugar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.