Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Saúde

MSD autoriza fabricação de genéricos de seu medicamento contra a Covid-19

Fabricação do antiviral molnupiravir ficará livre de royalties enquanto a OMS classificar a situação do coronavírus como emergência de saúde pública.

Com informações de CNN Brasil
Em 27 de Outubro de 2021 às 14h35

A Merck Sharp & Dohme (MSD) assinou um acordo de licenciamento com o Medicines Patent Pool (MPP), apoiado pelas Nações Unidas, que permitirá a mais empresas fabricar versões genéricas de seu tratamento antiviral oral experimental contra a Covid-19.

O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (27). A MSD disse que a licença livre de royalties se aplica a 105 países de baixa e média renda. Ele permite que os fabricantes selecionados pelo MPP façam versões genéricas do molnupiravir, a pílula antiviral que a MSD desenvolveu com a Ridgeback Biotherapeutics.

O Brasil, no entanto, não consta na lista de 105 países de baixa e média renda aos quais será aplicada a licença livre de royalties da MSD.

A agência regulatória americana, US Food and Drug Administration (FDA), está considerando a autorização de uso emergencial do medicamento – que demonstrou, em um ensaio clínico, reduzir pela metade o risco de Covid-19 grave e morte quando administrado precocemente para a doença.

“Esta é a primeira licença voluntária transparente e voltada para a saúde pública para uma tecnologia médica da Covid-19”, disseram a MSD e o MPP em um comunicado conjunto.

As empresas poderão solicitar uma sublicença do MPP. A licença, que também inclui transferência de tecnologia, permanecerá isenta de royalties, desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifique a pandemia como “Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional”, diz a declaração.

A MSD, no início deste ano, assinou acordos de licenciamento bilateral com oito fabricantes de medicamentos genéricos indianos, incluindo Aurobindo Pharma, Cipla Ltd, Dr. Reddy’s Labs, Emcure Pharmaceuticals, Hetero Labs, Sun Pharmaceuticals e Torrent Pharmaceuticals.

O acordo com o MPP amplia a base de manufatura para além dessas empresas. O MPP disse à Reuters recentemente que 24 empresas haviam manifestado interesse em fabricar o medicamento.

“Todos nós sabíamos que iríamos diversificar a pegada geográfica de nossos parceiros genéricos, de modo que não tivéssemos apenas fornecedores de genéricos na Índia, mas também em outras regiões”, disse em uma entrevista Paul Schaper, diretor-executivo de políticas públicas global da MSD.

A Fundação Bill & Melinda Gates disse na semana passada que vai gastar até US$ 120 milhões para dar o pontapé inicial no desenvolvimento de versões genéricas do molnupiravir, a fim de ajudar a garantir que os países de baixa renda tenham acesso igualitário ao medicamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.