Bonito, Mato Grosso do Sul - 1 de Julho de 2022
Saúde

MS pode liberar 4ª dose de vacina contra a Covid para pessoas com 40 anos

Secretário de Saúde também espera decidir sobre liberação da 3ª dose da Janssen na próxima semana.

Com informações de Campo Grande News
Em 17 de Junho de 2022 às 15h27
(Divulgação)

Mato Grosso do Sul pode liberar a 4ª da vacina contra Covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais na semana que vem. De acordo com o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Flávio Britto, a tendência de MS é que a liberação ocorra nos próximos dias.

“Nós temos estoque e na próxima semana vamos chegar a uma resolução sobre isso. O Distrito Federal e alguns estados já liberaram, então a ideia é que a gente libere também”, detalhou Britto ao Campo Grande News.

O secretário tem pressa na tomada da decisão para estimular as pessoas a completarem o ciclo vacinal. “Nosso pedido insistente é para que as pessoas se vacinem. O que impede a curva de casos e os óbitos é ter o ciclo vacinal completo”, reforçou.

Para o gestor, o que Mato Grosso do Sul vive atualmente é uma falsa sensação de segurança em relação à doença. “A covid não acabou, a doença está aí. Nós continuamos com os leitos preparados, com as unidades de saúde preparadas, mas é extremamente importante que as pessoas não pensem que a covid acabou. Usem máscara em lugares fechados, higienizem as mãos, evitem lugares fechados, principalmente nessa época que é mais propícia para doenças respiratórias”, orientou.

3ª dose da Janssen  

Outra questão que está sendo discutida em Mato Grosso do Sul é a terceira dose da Janssen. Nesta semana, o Ministério da Saúde reforçou orientação, para quem tomou a dose única da Janssen contra a Covid, para que tomem, além da dose única inicial, uma segunda dose de reforço, totalizando 3 doses. A orientação vale, inicialmente, para o público prioritário com 50 anos ou mais.

“Nós já estamos discutindo também essa questão. Tivemos reposição de estoque da Janssen e estamos acompanhando os estudos que falam sobre a intercambialidade de vacinas para quem tomou essa vacina. Mato Grosso do Sul sempre seguiu muito a ciência, então esperamos ter uma decisão sobre isso em breve”, prometeu.

De acordo com o Ministério, quem se vacinou com Janssen deve tomar uma dose de reforço com o mesmo imunizante ou com as vacinas da Pfizer e Astrazeneca 2 meses depois da dose única. Já as pessoas com 50 anos ou mais devem tomar o 2º reforço 4 meses depois do 1º reforço, também com imunizantes da Janssen, Pfizer ou Astrazeneca. "As recomendações do Ministério da Saúde foram feitas a partir de estudos que demonstram que a imunogenicidade após aplicação de doses de reforço heterólogas, com combinação diferente de vacinas contra a covid-19, foi adequada e superior a esquemas sem doses de reforço", afirmou o Ministério na recomendação divulgada nesta semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 23 de Junho de às 16h14
Pacientes que usam o remédio, mesmo nos lotes afetados, devem continuar o uso, segundo a agência; recolhimento é preventivo.
Em 22 de Junho de às 16h53
Sistema pode servir como ferramenta de triagem no atendimento dos infectados e ser utilizado a fim de evitar a evolução da doença.
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.