Bonito, Mato Grosso do Sul - 7 de Agosto de 2022
Saúde

MS chega a 99% da população adulta vacinada ao menos com a primeira dose

Se levar em conta a população geral do Estado, a primeira dose já chegou a 80% do público, e a imunização completa (segunda dose ou dose única) a 70%.

Com informações de Governo de MS
Em 24 de Novembro de 2021 às 14h52
(Divulgação)

Um dos destaques na imunização nacional, Mato Grosso do Sul já chegou a 99% da população adulta vacinada ao menos com a primeira dose. Já em relação a quem recebeu a segunda dose ou dose única neste grupo o percentual chega a 88%. A SES (Secretaria Estadual de Saúde) busca aumentar a aplicação da dose de reforço aos idosos e demais grupos.

Desde o começo da vacinação, o Estado segue nas primeiras colocações do ranking nacional na aplicação da primeira e segunda dose. Um dos motivos é a logística eficiente do Governo do Estado, que distribui os imunizantes em menos de 12 horas aos 79 municípios, assim como a parceria com as prefeituras, que são as responsáveis pela aplicação das vacinas.

Se levar em conta a população geral do Estado, a primeira dose já chegou a 80% do público, e a imunização completa (segunda dose ou dose única) a 70%. Ao todo já foram aplicadas 4,3 milhões de doses no Estado, desde que começou a imunização em janeiro deste ano.

Segundo os especialistas a ampliação da vacinação no Estado possibilitou a redução dos casos e mortes por Covid-19 em Mato Grosso do Sul, que está em queda desde julho deste ano, tanto que este cenário permitiu a diminuição das restrições, entre elas a volta dos eventos e fim do toque de recolher.

Apesar do destaque nacional na vacinação, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, demostrou preocupação em relação a dose de reforço aos idosos, que ainda está em 53% do público estimado, assim como do restante da população.

“Aos idosos para dose de reforço não chegamos a 55% ainda, ou eles não estão procurando as unidades de saúde ou seus filhos não querem preservar suas vidas. Ao não levar o familiar está contribuindo para colocar a vida deste idoso em risco. Importante a gente chegar a no mínimo 90% deste grupo”, disse o secretário.

Ele ainda reforçou que a dose de reforço já chegou aos menores de 60 anos e que a procura está baixa pela população. Já em relação aos jovens de 12 a 17 anos, lembrou que já chegou a 79% na primeira dose e 49% na segunda (dose). “Importante que siga aumentando, até porque eles já retornaram com a atividade escolar”.

O secretário também alertou a população sobre o fato da pandemia não ter terminado. “Temos que fazer a nossa parte que é procurar a vacina, já que muitos países da Europa como Alemanha, Rússia e Bélgica já estão convivendo com uma nova onda e não queremos que ocorra por aqui”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 05 de Agosto de às 16h21
EUA identificaram cerca de 1,6 milhão de pessoas que são altamente vulneráveis ao vírus, mas o país tem 550 mil doses de vacina. Com a declaração de emergência, agências de governo vão receber mais dinheiro.
Em 27 de Julho de às 14h26
Exames de imagem, como a tomografia computadorizada de crânio, podem ser indicados para infectados pelo coronavírus para melhor diagnosticá-los.
Em 22 de Julho de às 14h25
A estratégia dos cientistas foi criar uma composição que atacasse diretamente a proteína spike do SARS-CoV-2, responsável pela entrada do vírus nas células do corpo humano.
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.