Bonito, Mato Grosso do Sul - 8 de Maio de 2024
Saúde

Moderna diz que sua vacina é 95% eficaz contra o coronavírus

A divulgação vem logo após resultados semelhantes da Pfizer, e aumenta a confiança de que as vacinas podem ajudar a acabar com a pandemia.

Com informações de BBC News
Em 16 de Novembro de 2020 às 12h50

Uma nova vacina que protege contra a covid-19 é quase 95% eficaz, segundo dados iniciais divulgados pela empresa americana Moderna.

A divulgação vem logo após resultados semelhantes da Pfizer, e aumenta a confiança de que as vacinas podem ajudar a acabar com a pandemia. Ambas as empresas usaram uma abordagem altamente inovadora e experimental para projetar suas vacinas.

A Moderna diz que é um "grande dia" e que planeja solicitar a aprovação do uso da vacina nos Estados Unidos nas próximas semanas. No entanto, esses dados ainda são iniciais e as principais questões permanecem sem resposta.

A análise envolveu 30 mil pessoas nos EUA, com metade recebendo duas doses da vacina, com intervalo de quatro semanas. O restante recebeu placebo.

A análise foi baseada nas primeiras 95 pessoas a desenvolverem sintomas de covid-19. Apenas cinco dos casos de covid ocorreram em pessoas que receberam a vacina. Os outros 90 casos foram em pessoas que receberam o placebo. Assim, a empresa afirma que a vacina tem uma proteção equivalente a 94,5%.

Os dados também mostram que houve 11 casos graves de Covid no estudo, mas nenhum ocorreu em pessoas que foram imunizadas. "A eficácia geral tem sido notável ... é um grande dia", disse Tal Zaks, diretor médico da Moderna, à BBC News.

Ainda não se sabe quanto tempo vai durar a imunidade, pois os voluntários terão que ser acompanhados por muito mais tempo antes que isso possa ser respondido. Há indícios de que ela oferece alguma proteção em grupos de idade avançada, que correm maior risco de morrer por causa da Covid, mas não há dados completos sobre isso.

Zaks disse à BBC que os dados até agora sugerem que a vacina "não parece perder sua potência" com a idade.
E não se sabe ainda se a vacina apenas impede que as pessoas fiquem gravemente doentes ou se também as impede de espalhar o vírus.

Todas essas questões afetarão o modo como uma vacina contra o coronavírus será usada.

Nenhuma preocupação significativa de segurança foi relatada, mas nenhum medicamento, nem mesmo um simples paracetamol, é 100% seguro. Fadiga de curta duração, dor de cabeça e dor foram relatados após a injeção em alguns pacientes. "Esses efeitos são o que esperaríamos de uma vacina que está funcionando e induzindo uma boa resposta imunológica", disse o professor Peter Openshaw, do Imperial College London.

Como ela se compara à vacina da Pfizer?

Ambas as vacinas usam a mesma abordagem de injetar parte do código genético do vírus para provocar uma resposta imunológica.

Os dados preliminares que vimos até agora são muito semelhantes: cerca de 90% de proteção para a vacina Pfizer/BioNTech e cerca de 95% para a Moderna. No entanto, ambos os testes ainda estão ocorrendo e os números finais podem mudar.

A vacina da Moderna parece ser mais fácil de armazenar, pois permanece estável a menos 20°C por até seis meses e pode ser mantida em uma geladeira padrão por até um mês.

A vacina da Pfizer precisa ser armazenada por volta de menos 75ºC, e pode ser mantida na geladeira por cinco dias.

A vacina Sputnik V, desenvolvida na Rússia, também divulgou dados iniciais que sugerem que é 92% eficaz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.