Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Abril de 2024
Saúde

Miranda decreta fim do uso obrigatório de máscaras em locais fechados

O governo de Mato Grosso do Sul decidiu na última quarta-feira (09) pela desobrigação do uso de máscaras em locais fechados em todo o Mato Grosso do Sul a partir de quinta-feira (10).

Com informações de MidiaMax
Em 14 de Março de 2022 às 16h39
(Divulgação)

A Prefeitura de Miranda decretou o fim do uso obrigatório da máscara em ambientes fechados. A publicação feita na edição da última sexta-feira (11), no Diário Oficial do Município, informa que a decisão da retirada da obrigatoriedade segue as recomendações do Governo de Mato Grosso do Sul.

Conforme o decreto, fica revogado o uso obrigatório, mas há a recomendação. “O uso de máscara de proteção individual é facultativo em qualquer ambiente de circulação pública, aberto ou fechado, no município de Miranda, especialmente nos: órgãos, instituições e entidades públicas; estabelecimentos privados acessíveis ao público; meios de transporte coletivo intermunicipal e interestadual”, informa o documento.

Entretanto, ele não exclui a competência da Secretaria Municipal de Saúde expedir recomendações sobre o uso de máscara e outras providências.

O governo de Mato Grosso do Sul decidiu na última quarta-feira (09) pela desobrigação do uso de máscaras em locais fechados em todo o Mato Grosso do Sul a partir de quinta-feira (10). O anúncio foi feito pelo Prosseguir.

"Analisamos dados técnicos com critérios e a liberação vai ser publicada a partir de amanhã", disse o presidente do comitê, Eduardo Riedel.

Ao lado do titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, pontuou que "essa decisão foi tomada diante do quadro da Covid em MS, decréscimo substancial nos últimos dias, número de óbitos e de internações caíram também".

O secretário de governo, Eduardo Rocha, concluiu: "Amanhã de manhã, a Secretaria de Governo publica decreto liberando o uso de máscaras e recomendando em casos necessários".

Dessa forma, MS é o 1º estado do país a liberar as máscaras até em locais fechados. Até o momento, apenas as capitais Belo Horizonte, Cuiabá, São Luís, Boa Vista, Manaus, bem como o Distrito Federal já dispensam a obrigação do acessório em ambientes abertos. Somente o município do Rio de Janeiro já desobrigou o uso do protetor facial em locais fechados.

O secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, conversou com a equipe de reportagem do Midiamax e adiantou que não existe mais a obrigatoriedade de usar máscaras, inclusive em escolas e transporte coletivo, mas ressaltou que cada município vai ter autonomia para tomar as suas próprias decisões.

“Liberamos em todos os locais, mas cada município vai decidir o que achar melhor e quais as regras estabelecerão. Ainda recomendamos, não exigimos, mas pedimos para os idosos e pessoas com comorbidades que continuem usando máscaras”, adiantou Geraldo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.