Bonito, Mato Grosso do Sul - 4 de Dezembro de 2020
Saúde

Ministério do Turismo vai ofertar capacitação para guias de turismo

A expectativa é que os cursos sejam ofertados ainda no primeiro semestre de 2021.

Informações Mtur
Em 16 de Novembro de 2020 às 10h02
Guia na Estância Mimosa, passeio de cachoeiras em Bonito (MS). Foto: Daniel De Granville.

Uma parceria firmada entre o Ministério do Turismo e institutos federais de ensino vai capacitar, gratuitamente, guias de turismo de todas as regiões do país nos atrativos culturais e naturais brasileiros. A expectativa é que os cursos sejam ofertados ainda no primeiro semestre de 2021.

Podem participar do curso de especialização profissionais inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur) e habilitados como guias regionais.

Atualmente, há mais de 21.600 guias regionais em todo o país, que realizam a recepção, translado, acompanhamento e prestam informações e assistência turística em itinerários ou roteiros locais ou intermunicipais, dentro de um mesmo estado, para visita a atrativos turísticos.

CURSOS

Atrativos naturais

Serão dois cursos para cada região, um com foco nos atrativos naturais e outro em atrativos culturais. Cada um deles tem carga horária de 200h, sendo 40 horas de aulas práticas e o restante no formato EAD (Ensino a Distância), com aulas teóricas. O curso de especialização em atrativos naturais prevê desde instruções de primeiros socorros e geografia aplicada ao turismo até a preservação ambiental e roteiros ecológicos.

Atrativos Culturais

Já no curso de atrativos culturais serão abrangidos temas como patrimônio histórico, artístico e cultural, história da arte aplicada ao turismo, manifestações folclóricas e planejamento de roteiros turísticos que envolvem cultura.

Os cursos de capacitação atendem a uma demanda dos próprios guias, por meio da Federação Nacional dos Guias de Turismo (FENAGTUR), que apoiou o mapeamento dos principais atrativos naturais e culturais de cada região.

Para a oferta dos cursos, o Ministério do Turismo firmou parcerias com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (Nordeste), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Sudeste), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (Sul) e Universidade Federal do Tocantins. Esta última abrangendo as regiões Norte e Centro-Oeste. As instituições foram selecionadas após abertura de chamamento público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 02 de Dezembro de às 16h33
Anúncio foi feito pelo ministro da Saúde britânico, Matt Hancock. Plano de vacinação brasileiro não prevê uso de imunizantes que exijam baixíssimas temperaturas de armazenamento, como é o caso do da Pfizer.
Em 01 de Dezembro de às 16h43
O Brasil é um dos países que têm acordo para receber doses e produzir a Sputnik V em território nacional, por meio de parcerias assinadas pelos estados do Paraná e da Bahia.
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.