Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Saúde

Medidas sugeridas pelo Ministério Público não condizem com a realidade epidemiológica de Bonito, revela nota da Prefeitura

Em nota, a Prefeitura Municipal de Bonito ressalta que, conforme a última atualização do boletim epidemiológico (12/11), Bonito tem 14 casos ativos de Covid-19.

Com informações assessoria de imprensa  - Carla Layane
Em 13 de Novembro de 2020 às 10h35

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Bonito, propôs ação civil pública com pedido de tutela provisória de urgência em face do município de Bonito, com o objetivo de implementar medidas de biossegurança visando impedir ou diminuir a proliferação da doença causada pelo novo coronavírus (covid-19).

Para o Promotor de Justiça Alexandre Estuqui Junior, o município de Bonito está em risco pela omissão da gestão municipal na implementação de medidas de biossegurança.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Bonito ressalta que, conforme a ultima atualização, desta quinta-feira (12), Bonito tem 14 casos ativos, sendo todos em isolamento domiciliar.

O município compartilha da preocupação do MPMS com a saúde dos nossos moradores e visitantes, mas entende que tem feito seu papel e que as medidas sugeridas não condizem com a realidade epidemiológica de Bonito.

Veja abaixo a nota na íntegra:

O Município de Bonito esclarece que ainda não foi citado na Ação Civil Pública, ajuizada pelo MPMS e e aguarda decisão do juízo, haja visto que o pedido liminar proposto pelo MP sequer foi apreciado pela Magistrada.

De qualquer forma, o Município já tomou conhecimento do teor da ação, por meio de conteúdos divulgados pela imprensa, e acredita, com todo respeito, que seja uma medida precipitada, haja vista que de acordo com o Boletim Epidemiológico do Covid-19, publicado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, o contágio está controlado.

Conforme a ultima atualização, desta quinta-feira (12), Bonito tem apenas 14 casos ativos, sendo todos em isolamento domiciliar.

Reforçamos ainda, que até a presente data não nos foi apresentado nenhum estudo técnico de que a retomada do turismo contribuiu para a proliferação do coronavírus. Até mesmo o caso de contaminação dos Policiais, citado no processo, não foi comprovado como ligado diretamente ao serviço dos mesmos durante os feriados, como já divulgado pela imprensa.

A Prefeitura de Bonito foi criteriosa ao fechar o município, ainda em março, suspendendo todas as atividades turísticas e mantendo a decisão por mais de 100 dias. A suspensão das atividades acarretou numa série de prejuízos, tanto aos erários públicos, mas principalmente ao setor privado. Muitas empresas fecharam as portas e algumas declararam falência. Durante todo este período fechado, não tivemos, em momento algum, uma situação que fosse considerada fora do controle da Secretaria Municipal de Saúde.

A retomada foi pensada em conjunto com todos os segmentos, o que resultou na elaboração de sete Protocolos de Biossegurança, que são modelos para todo o Brasil. O Sebrae, com apoio do Sesi e Sesc, participou ativamente desse processo, ajudando os empresários na elaboração e aplicação desses protocolos. No último feriado também instalou pontos de apoio em atrativos, para orientar os visitantes sobre as medidas de segurança e recebeu uma avaliação positiva de todos quanto ao cumprimento das medidas. O Município também reforçou a fiscalização e as orientações, visando evitar aglomerações.

Portanto, o município compartilha da preocupação do MPMS com a saúde dos nossos moradores e visitantes, mas entende que tem feito seu papel e que as medidas sugeridas não condizem com a realidade epidemiológica de Bonito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.