Bonito, Mato Grosso do Sul - 2 de Dezembro de 2025
Saúde

Médico alerta sobre uso indiscriminado de máscaras durante pandemia

Médico do Rio Janeiro é contrário ao uso de máscaras em locais abertos e fechados em que não há aglomeração de pessoas.

Natani Ferreira
Em 23 de Junho de 2020 às 13h24
Reprodução/Youtube

O médico João Carlos Luiz Vaz Marques Leziria, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), gravou um vídeo em que se mostra contrário ao uso indiscriminado de máscaras, em ambientes abertos e fechados, como no interior de veículos.

“A máscara serve para você usar quando estiver falando com alguém, com menos de 1,5 metro de distância. Fora disso, não tem serventia, só serve para o vírus que se propaga por ela”, explica o médico.

De acordo com Leziria, a máscara dificulta a liberação do gás carbônico que soltamos ao expirar e, ao respirarmos novamente, as partículas do gás retornam para os pulmões, formando um ácido propício para o vírus. Desta forma, o médico só recomenda uso de máscaras em ambiente fechado com muitas pessoas.

A opinião do médico, no entanto, diverge à do professor de Fisiopatologia da Universidade do Chile, Emilio Herrera. “Nossos resíduos respiratórios são gases com partículas muito pequenas que atravessam a máscara. O principal resíduo é o dióxido de carbono, cujas partículas também atravessam-na e não se acumulam”. Sendo assim, não há risco de inalar resíduos respiratórios que se acumulam no tecido.

*Atualização: O portal de notícias G1 publicou uma matéria sobre o vídeo do médico carioca em que classifica a informação como "fake news". No entanto, há controvérsia sobre o tema. Clique aqui e confira o artigo publicado. 

Confira o vídeo de autoria do médico João Vaz:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.