Bonito, Mato Grosso do Sul - 24 de Abril de 2024
Saúde

Mato Grosso do Sul é o 3º Estado que mais testa para a Covid-19 no Brasil

Dados da Conass revelam que, em proporções de população, MS fica atrás apenas de Roraima e Sergipe.

Ketlen da Silva
Em 04 de Agosto de 2020 às 13h37
(Divulgação)

De fevereiro até o dia 26 de julho, o Brasil processou 1,7 milhão de testes RT – PCR, ou seja, de biologia molecular para diagnóstico do coronavírus. Deste total, Mato Grosso do Sul foi responsável por 65.649 diagnósticos, sendo o terceiro estado que mais testa em porcentagem populacional.

De acordo com os dados do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Mato Grosso do Sul realizou os testes swab em 2,4% da população, ficando atrás, no ranking nacional, apenas dos estados de Roraima e de Sergipe.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, os números mostram o comprometimento do Governo do Estado em gerar informações precisas sobre o cenário da pandemia do Estado e assim balizar as tomadas de decisões. “Iniciativas como o drive-thru mostram a importância da ampliação da testagem, são mais de 8 mil testes, tanto o RT – PCR como os rápidos, realizados semanalmente”.

Em apenas uma semana, foram processados 7.294 testagens no laboratório Lacen, que atua em parceria com o Instituto Butantã, Fiocruz, UFMS e Embrapa.

Drive-thru

O Governo do Estado tem ampliado constantemente o serviço de testagem para conseguir um panorama cada vez mais exato da pandemia. Semanalmente, os quatro drive-thrus realizam mais de 8 mil testes realizados semanalmente, entre os de biologia molecular e os testes rápidos. O atual patamar de terceiro lugar no ranking nacional está diretamente relacionado a esta iniciativa.

Em Campo Grande, são realizados 149 testes RT – PCR todos os dias, totalizando 916 por semana. Na Capital são realizados aproximadamente 440 testes rápidos diariamente, ou seja, 3.080 por semana. Para agendar, é necessário entrar em contato com o disk covid, pelo telefone (67) 3311-6262. A iniciativa conta com a parceria da prefeitura municipal.

No município de Dourados, 295 testes RT – PCR são realizados ao dia, o que resulta em 1.325 por semana, são 180 testes rápidos por dia, o que dá 750 semanalmente. Vale destacar que as comunidades indígenas são, especialmente, atendidas pelas unidades sentinelas, que atuam todos os dias. Os agendamentos são realizados pelo telefone (67) 3311-6263 e os testes são realizados diariamente, em parceria com a prefeitura municipal e a Unimed.

Em Corumbá, o drive-thru do município funciona de segunda a sexta, oferecendo 530 testes RT-PCR (de segunda a sexta) e 300 testes rápidos (segunda, quarta e quinta) por semana. Os telefones disponíveis para agendamento são (67) 98472-8850/98467-4573/98473-2408.

Em Três Lagoas, a SES, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) e Secretaria de Saúde do município, realiza diariamente 43 testes RT PCR e 80 testes rápidos. Além do drive-thru, os testes podem ser marcados para serem realizados na UPA 24 horas e em mais seis Unidades Básicas de Saúde da cidade. Com isso, são 678 testes realizados por semana. O telefone do disk Covid em Três Lagoas é (67) 3311-6264 e os exames são realizados de segunda a sábado, incluindo os feriados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.