Bonito, Mato Grosso do Sul - 24 de Abril de 2024
Saúde

Máscaras continuam obrigatórias em locais fechados de Bonito

Decreto não foi alterado mas as medidas foram reforçadas, entre elas a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados ou com potencial de aglomeração de pessoas, bem como comércio, atrativos, cultos, missas, entre outros.

Com informações de assessoria
Em 10 de Janeiro de 2022 às 12h42
(André Seale)

O uso consciente de máscaras de proteção facial e do álcool em gel, bem como evitar aglomerações e respeitar o distanciamento social foram os pontos mais debatidos durante a primeira reunião de 2022 do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus de Bonito. A cidade registrou um aumento significativo de casos de Covid-19, chegando a 239 na primeira semana do ano.

Porém como não há registros, até o momento, de pacientes com sintomas graves da doença ou que necessitem de internação, o comitê optou por não fazer alterações no decreto vigente, nº 192 de 04/11/2021, mas vai reforçar as medidas contidas no documento, entre elas a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados ou com potencial de aglomeração de pessoas, o que inclui o comércio de forma geral, bem como atrativos, cultos, missas, entre outros.

“É de conhecimento de todos que nosso hospital mais que dobrou o número de atendimentos diários e aliado a isso, o aumento expressivo dos casos de Covid, criaram uma situação de pânico entre os moradores, porém destacamos que não há casos graves da doença e que no geral, os pacientes positivos estão realizando o tratamento em casa. Isso se deve, boa parte a vacinação, que não evita a contaminação, mas minimiza os sintomas significativamente, como estamos testemunhando agora”, detalhou o secretário de Saúde, Nivaldo Inácio.

O secretário também reforçou que é de extrema importância que a população mantenha a calma e respeite as medidas de segurança. “Pedimos que quem tiver sintomas gripais leves, busque realizar o tratamento em casa, pode até pegar o medicamento direto na farmácia municipal, evitando superlotar o hospital, porque mais da metade dos atendimentos na unidade estão sendo de pacientes com gripe. Outra coisa importantíssima é a vacinação, tanto contra o Covid quanto para a Influenza. As doses estão disponíveis no ESF Centro para todos os públicos, conforme a recomendação do Ministério da Saúde”, completou.

A partir desta semana, a Vigilância Sanitária irá intensificar as ações de fiscalização, bem como os setores responsáveis devem cobrar de cada setor – comércio, turismo – o cumprimento dos protocolos de biossegurança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.