Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Saúde

Máscara PFF2 com elástico na cabeça é a que fornece maior nível de proteção contra Covid, aponta especialista

PFF2, ou N95, com o elástico em volta da cabeça, deve ser usada bem vedada ao rosto para vedar entrada do vírus, aponta Vitor Mori, pesquisador na Universidade de Vermont e membro do Observatório Covid-19 BR.

Com informações de G1
Em 14 de Janeiro de 2022 às 14h40
(Getty Images)

O alto poder de transmissão da variante ômicron do coronavírus acende o alerta para a necessidade de redobrar os cuidados para prevenção da Covid-19. Além de manter o distanciamento social, o uso da máscara continua sendo essencial.

De acordo com Vitor Mori, pesquisador na Universidade de Vermont e membro do Observatório Covid-19 BR, o modelo ideal é a PFF2, ou N95, com o elástico em volta da cabeça.

(CORREÇÃO: Ao ser publicado, o título desta reportagem informava que o uso de máscaras de pano sozinhas não oferece proteção contra a variante ômicron. A afirmação tinha sido atribuída ao especialista de forma incorreta. Na verdade, é preferível o uso do modelo PFF2 na atual fase da pandemia. A reportagem foi corrigida às 11h36 desta sexta-feira (14).)

Para Mori, esta é a melhor máscara por fornecer um bom nível de proteção individual e coletivo quando utilizada corretamente, ou seja, bem vedada ao rosto.

Em seguida, estão as máscaras PFF2 que são presas com elásticos nas orelhas. “O elástico na orelha impede um pouco a máscara de vedar bem o rosto, então pode aparecer um pouco de vazamento”, diz o especialista.

Em terceiro lugar estão as máscaras classificadas como KN95, que também são presas por elásticos na orelha.

De acordo com Mori, o ponto negativo delas está no fato de não passarem por processo de certificação, diferentemente das PFF2.

Só depois é que as máscaras de pano surgem na lista – desde que sejam utilizadas juntamente com uma cirúrgica por baixo, também bem vedada para evitar vazamentos pelas laterais.

Se for para utilizá-las sozinhas, prefira as cirúrgicas. As de tecido ficam em último lugar no ranking da proteção.

Mori destaca que é possível encontrar uma máscara PFF2 até mesmo por menos de R$ 2, dependendo do modelo e do local, e que elas podem ser usadas inúmeras vezes.

“Você pode ter um conjunto de três máscaras e fazer um rodízio. Então, no final do mês, nem vai sair mais caro do que uma máscara de pano”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.