Bonito, Mato Grosso do Sul - 15 de Setembro de 2025
Saúde

Hospital de Bonito implanta projeto Árvore da Vida, a partir da reprodução da placenta

O objetivo é eternizar o momento do nascimento das crianças a partir da reprodução da placenta que, na medicina, é considerada um símbolo de vida.

Com informações de assessoria
Em 12 de Agosto de 2021 às 13h25
(Divulgação)

O nascimento é um momento de transformação. O bebê passa a respirar o ar e se separa da mãe, pronto para explorar um novo mundo. A mãe passa pela preparação do parto e a sensação única de dar vida a uma outra vida. Nessa hora, é necessário ter confiança em um bom profissional que priorize e respeite a saúde da criança e da mulher.

Pensando nisso, o Projeto Árvore da Vida, implantado no Hospital Darci João Bigaton, em Bonito, tem como objetivo eternizar o momento do nascimento das crianças a partir da reprodução da placenta que, na medicina, é considerada um símbolo de vida, das raízes da criança no terreno da mãe, com a intenção de humanizar o parto e fortalecer o elo entre mãe e filho.

O Projeto tem este nome por fazer alusão ao formato de um vegetal com ramificações. O caule é alusivo ao cordão umbilical, e os galhos são as extensões dos vasos sanguíneos, seguido pelo tecido placentário, o qual faz referência às folhas.

“Queremos marcar esse momento tão especial, garantindo um tratamento humanizado e mais próximo dos pacientes. As artes são feitas pelos próprios colaboradores da unidade, que se engajam nas causas, para proporcionar uma experiência diferenciada para os nossos pacientes. Esse projeto só é possível com o envolvimento de toda a equipe”, destacou Wilson Braga, diretor-presidente do Hospital Darci João Bigaton. 

A placenta passa por um processo de higienização pela equipe de enfermagem para que possa receber o trabalho artístico, depois é carimbado em uma folha de papel cartão para ser entregue à família, antes da alta hospitalar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.