Bonito, Mato Grosso do Sul - 27 de Abril de 2024
Saúde

Hospital de Bodoquena e ambulância são equipados com respirador mecânico

O ventilador pulmonar ajuda pacientes que não conseguem respirar sozinhos e seu uso é indicado nos casos graves de coronavírus (Covid-19).

Ketlen da Silva
Em 26 de Maio de 2020 às 14h52
(Divulgação)

O Fundo Municipal de Saúde de Bodoquena realizou aquisição de um respirador mecânico que será essencial no atendimento a pacientes com dificuldades respiratórias. O Hospital Municipal Francisco Sales recebeu o equipamento ontem (25), já podendo operá-lo tanto no pronto socorro quanto no transporte e estabilização dentro da ambulância.

O ventilador pulmonar ajuda pacientes que não conseguem respirar sozinhos e seu uso é indicado nos casos graves de coronavírus (Covid-19). Por conta da grande procura diante do cenário de pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde teve dificuldades para realizar a compra que teve um custo de R$ 60.400,00.

Conforme o enfermeiro Lauro Aquino Neto, que é responsável técnico do Hospital, o respirador pode ser utilizado por crianças e adultos. Ele também explica que o aparelho permite que o paciente seja estabilizado para realização de transporte. “É uma grande conquista para o município. Poderemos realizar o tratamento na chegada e o aparelho pode também ser deslocado no percurso até um hospital de referência”, comemora.

Uma equipe de médicos de Campo Grande realizará treinamento com os profissionais do Hospital Municipal para que todos fiquem capacitados para operá-lo. A ambulância do município também recebeu um aparelho novo de ar-condicionado para melhorar o atendimento.  

A Covid-19 pode apresentar como complicação a pneumonia, que produz um processo inflamatório atingindo os pulmões de forma severa. Neste quadro, os pacientes não conseguem respirar sozinhos e, assim, necessitam de suporte ventilatório, portanto o respirador mecânico, ou ventilador, é fundamental para tratar casos graves e gravíssimos da doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.