Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Saúde

Governo encaminha máscaras para famílias de quilombolas e indígenas de Nioaque e Miranda

Entregas somam 4,3 mil máscaras para aldeias Água Branca, Brejão, Taboquinha e Cabeceira, além de famílias quilombolas Araújo Ribeiro, Cardoso, Bulhões e Ramona Martins da Conceição.

Ketlen da Silva
Em 29 de Julho de 2020 às 16h02
Prefeito Edson Moraes e lideranças indígenas recebem máscaras para aldeias do Município de Miranda. (Divulgação)

Por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o governo do Estado destinou um total de 4,3 mil máscaras para famílias de indígenas e quilombolas do município de Nioaque.

O prefeito Valdir Júnior recebeu os equipamentos de proteção individual (EPIs) nesta quarta-feira (29) e deverá repassá-los para as lideranças indígenas e quilombolas, que farão a distribuição junto à suas comunidades.

Para os quilombolas, as máscaras serão destinadas às famílias Araújo Ribeiro, Cardoso, Bulhões e Ramona Martins da Conceição, num total de 300 máscaras. Já para os indígenas serão quatro mil unidades, que beneficiarão as aldeias Água Branca, Brejão, Taboquinha e Cabeceira.

As máscaras foram adquiridas pelo governo do Estado por meio de um investimento de R$ 3,1 milhões, num total de 1,5 milhão de unidades nos tamanhos M e G, e que estão sendo entregues para servidores estaduais e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Os acessórios individuais são produzidos em dupla camada de tecidos helanca e meia malha, nas cores preta, branca, azul e verde. A produção e distribuição está sendo feita em etapas, conforme contrato com a empresa.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, explica que a distribuição desses EPIs é mais uma forma de auxílio aos municípios, na guerra contra a Covid-19. Ele lembra que o uso desses acessórios é obrigatório em Mato Grosso do Sul, principalmente em órgãos, instituições e entidades públicas; em estabelecimentos privados de acesso ao público, como restaurantes, shoppings, supermercados e escritórios; e em meios de transporte coletivo intermunicipal e interestadual.

“Além das máscaras, recursos financeiros, equipamentos hospitalares e apoio técnico, também estamos fornecendo medicamentos, outros EPIs e insumos, álcool em gel, aventais, luvas, entre outros, alguns inclusive que recebemos por meio de doação de empresas de nosso Estado”, salientou o secretário.

O prefeito Valdir Júnior destacou o apoio do governo do Estado. “Tenho recebido, tanto da Secretaria Estadual de Saúde quanto de outros órgãos do governo, todo o necessário para podemos fazer o enfrentamento desta pandemia. A população de Nioaque é imensamente agradecida por esta cooperação”.

Miranda

Na segunda-feira (27) o secretário Geraldo Resende fez a entrega de 25.200 máscaras, destinadas a indígenas do Município de Miranda, em ato que contou com a presença do prefeito Edson Moraes e lideranças indígenas.

Os acessórios, além de álcool 70% foram entregues pelo secretário de Saúde de Miranda Aldecir Dutra para a chefe do Polo Base da Saúde Indígena de Miranda, que fará a distribuição para as aldeias Argola, Babaçu, Cachoeirinha, Lagoinha, Lalima, Mãe Terra, Moreira, Morrinho e Passarinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.