Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Saúde

Governo de MS lança campanha para imunizar estudantes contra a Covid-19

Estima-se que cerca de 53.995 (21,91%) alunos ainda não tomaram a primeira dose de vacina da Covid-19 e 120.603 (48,94%) alunos não voltaram para tomar a segunda dose de vacina.

Informações SES
Em 30 de Novembro de 2021 às 08h07
Foto: Governo MS.

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio das Secretarias de Estado de Saúde e Educação, realiza no próximo dia 7 de dezembro, a "Campanha Estudante Inteligente Confia na Ciência – Vacine-se!", que visa fazer a busca ativa de alunos a partir de 12 anos e mais, das redes públicas e privadas de ensino, dos 79 municípios do Estado. 

Estima-se que cerca de 53.995 (21,91%) alunos ainda não tomaram a primeira dose de vacina da Covid-19 e 120.603 (48,94%) alunos não voltaram para tomar a segunda dose de vacina. A população vacinável de adolescente é de 246.441.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a iniciativa representa uma estratégia de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, na promoção da busca ativa destes alunos. “Nós sabemos que as aulas já estão caminhando para o encerramento do ano letivo, por isso, adotamos esta iniciativa para fazer essa busca ativa tanto nas redes públicas quanto nas redes privadas de ensino. Com a aproximação das festas de final ano, sabemos que muitos pais pretendem viajar para outros municípios, dentro ou fora do Estado, e assim queremos garantir que estes adolescentes estejam protegidos e imunizados contra a Covid-19”.

A secretária Maria Cecília da Motta lembra que desde o início da pandemia, a Rede Estadual de Ensino, assim como as demais, não parou com as aulas em nenhum momento. “Hoje nosso maior desafio é vacinar os estudantes com 12 anos de idade ou mais. A vacinação dos adolescentes é um alvo muito fácil para a desinformação, porque decidir pelos filhos é ainda mais difícil do que decidir por si. Isso pode fazer com que as pessoas fiquem mais hesitantes e, portanto, mais vulneráveis às fake news. Sites maliciosos e influenciadores divulgam notícias falsas sobre as vacinas, exagerando ou mesmo inventando mortes e reações adversas graves”.

Para a realização desta campanha, cada um dos municípios poderá indicar uma ou mais escolas que funcionará como polo base para a imunização dos adolescentes contra a Covid-19, além de disponibilizar equipes para a vacinação. Em Campo Grande, por exemplo, a Escola Estadual Joaquim Murtinho será o ponto focal para a imunização dos adolescentes das redes privadas e públicas de ensino.

Os alunos que ainda não se vacinaram precisam apresentar os seguintes documentos: CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), desde que acompanhado pelos pais ou responsável legal. No caso em que o adolescente comparecer desacompanhado, será exigido, além de um dos documentos mencionados, a apresentação do Termo de Autorização assinado pelos pais ou responsável legal. O Termo de Autorização poderá ser retirado junto à Secretaria de Estado de Educação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.