Bonito, Mato Grosso do Sul - 22 de Junho de 2021
Saúde

Governo cria Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19

A nova Secretaria ficará vinculada ao Ministério da Saúde e a médica infectologista Luana Araújo foi anunciada como titular.

Com informações de Agência Brasil e O Globo
Em 12 de Maio de 2021 às 15h25
(Divulgação)

O presidente da República, Jair Bolsonaro, criou a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19. O decreto com a criação do órgão foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite desta segunda-feira (10).  

A nova Secretaria ficará vinculada ao Ministério da Saúde e vai exercer a função de representante da pasta na coordenação das medidas a serem executadas durante a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência da pandemia de Covid-19.

De acordo com nota encaminhada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, caberá ao órgão “propor diretrizes nacionais e ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à covid-19, em articulação com os gestores estaduais, municipais e o Distrito Federal, bem como de definir e coordenar as ações do Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19.

Para tanto, segundo a Secretaria-Geral, o decreto que criou a secretaria promove remanejamentos e transformações de cargos e funções internas do ministério.

Titular da Secretaria

Nesta quarta-feira (12), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a médica infectologista Luana Araújo como titular da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19. Ela é formada pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada em epidemiologia na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Em breve discurso, Araújo se solidarizou com as vítimas e familiares da Covid-19 e prometeu trabalhar com evidências científicas. Ela disse ter atuado na linha de frente do combate à doença, ressaltou sua formação na Universidade Johns Hopkins e vocação para "trabalhar com preparo e resposta dos sistemas de saúde ao redor do mundo em relação a pandemias".

Queiroga destacou que, ao escolher Araújo, seguiu orientação do presidente da República, Jair Bolsonaro, de ter quadros qualificados na pasta. E também ressaltou o fato de a nova secretária ser mulher, afirmando que elas são "sinônimo de eficiência no enfrentamento à pandemia da Covid-19".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 22 de Junho de às 15h25
Segundo decisão unânime, remédio não atendeu às expectativas da agência.
Em 22 de Junho de às 08h39
Com a nova remessa, passam a ficar asseguradas entregas semanais da vacina Astrazeneca/Oxford contra a Covid-19 até 16 de julho.
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Em 22 de Junho de 2021 às 07h48
A solicitação feita por meio de indicação destaca que a instituição está desativada há mais de um ano e as obras ainda não foram iniciadas.
Em 22 de Junho de 2021 às 08h39
Com a nova remessa, passam a ficar asseguradas entregas semanais da vacina Astrazeneca/Oxford contra a Covid-19 até 16 de julho.
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.