Bonito, Mato Grosso do Sul - 27 de Abril de 2024
Saúde

Fiocruz identifica duas linhagens diferentes do coronavírus no Pantanal

Uma tem origem na Europa e se espalhou por demais continentes, e outra é exclusiva das Américas.

Com informações de Campo Grande News
Em 09 de Novembro de 2020 às 13h32

Pesquisa desenvolvida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), divulgada nesta semana, identificou duas linhagens do novo coronavírus na região do Pantanal. Uma delas, frequentemente encontrada na Europa, se espalhou por todos os continentes e a outra é exclusiva das Américas, recorrente no Brasil, Estados Unidos e Argentina.

A partir de estudos feitos em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Bolívia, foram sequenciadas seis amostras coletadas em agosto, nas quais foram identificadas as linhagens do SARS-CoV-2, a "B.1.1.28" e a "B.1.1.33".

Segundo a Fundação, essas foram as primeiras sequências do genoma das linhagens do coronavírus circulando em Mato Grosso do Sul a serem identificadas e estarão disponíveis à comunidade cientifica mundial por bancos de dados internacionais.

As análises feitas na região pantaneira fazem parte de ação de apoio que tem objetivo de conhecer características específicas de como o vírus se desenvolveu em Corumbá e nos municípios próximos, de forma "a contribuir nas tomadas de decisão" por parte das secretarias municipais e Estadual de Saúde.

O mapeamento genético tem sido feito a partir de amostras coletadas das atividades do drive thru realizado em parceria com a SES (Secretaria Estadual de Saúde). Ainda segundo publicação, tentar entender o comportamento do vírus ao longo do tempo é importante para verificar as consequências da virose e afetar ensaios diagnósticos.

Covid-19 em Corumbá

Em setembro, o Campo Grande News levantou taxa de mortalidade das cidades do Estado e verificou que Corumbá possui a maior relação de mortes pela Covid-19 para cada mil habitantes.

Até então, a assessoria de imprensa da prefeitura do município reforçou criação do Comitê Municipal de Vigilância à Mortalidade por suspeita do novo coronavírus. "Com caráter técnico e consultivo, o grupo tem a atribuição de analisar e investigar os óbitos suspeitos ou confirmados de coronavírus, síndrome respiratória aguda, síndromes clínicas associadas à covid", dizia nota publicada.

Na Amazônia

Em julho, a Fiocruz havia identificado três linhagens do vírus no estado do Amazonas, todas presentes na capital, Manaus. Além disso, também foi identificada circulação de forma mais aleatória em outras cidades, espalhadas pela Amazônia.

Ainda de acordo com o estudo, esses genomas são frequentemente encontrados em amostras de outros países como Austrália, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.