Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Saúde

Farmácia Municipal garante assistência de medicamentos para a população de Bonito

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais compõe os medicamentos financiados pelo SUS, indicados para diversas patologias como dor, infecções, diabetes e hipertensão.

Com informações de assessoria
Em 20 de Outubro de 2021 às 13h29
(Divulgação)

A população de Bonito encontra na rede municipal de saúde, por meio da Farmácia Municipal, vários tipos de medicamentos como anti-inflamatórios, antimicrobianos, vitaminas, entre outros. Atualmente, a Farmácia Municipal está com seu estoque de medicamentos, insumos e componentes básicos estratégicos em mais de 98%, para atender à população de Bonito dando a assistência necessária para a aquisição de medicamentos.

Os usuários de medicações psicotrópicas (controladas) também têm acesso aos remédios na Farmácia Municipal. Muitos destes medicamentos estão sendo adquiridos com recursos próprios da Prefeitura de Bonito, pois a maioria deles não fazem parte da lista padronizada do SUS. Dos 104 tipos de medicações controladas, apenas 21 fazem parte do elenco da assistência farmacêutica do SUS, já os outros 83 são financiados com recursos próprios, aumentando o acesso dos pacientes aos medicamentos.

A maioria dos medicamentos que são distribuídos pela Secretaria de Saúde fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). Esta relação compõe os medicamentos financiados pelo SUS, indicados para diversas patologias como dor, infecções, diabetes e hipertensão.

De acordo com a farmacêutica Adriana Andrade, responsável técnica da Farmácia Municipal, a assistência farmacêutica faz parte da Política de Saúde e é fundamental para a promoção do acesso aos medicamentos de forma regular para a população. Dos 153 itens obrigatórios na atenção básica hoje existem 100% e ainda aumentaram a relação de medicamentos, colocando na atenção básica 288 tipos de medicamentos a disposição dos pacientes. Durante este início de gestão, foram reestruturados os estoques e padronizados mais medicamentos de média e alta complexidade; aumentaram o número de tipos de medicamentos, dessa forma atendendo com mais diversidade de medicamentos; implantaram o monitoramento dos pacientes diabéticos com a distribuição de monitores de glicemia capilar e distribuição de fitas para o controle diário; e implantaram a distribuição de canetas de insulina, trazendo aos pacientes mais conforto, facilidade e menos dor no ato da aplicação.

Adriana ressalta ainda sobre a agilidade no atendimento que trazem números expressivos na distribuição de remédios para os pacientes, além de novas melhorias que serão implantadas na Farmácia Municipal.  “A média de pacientes atendidos diariamente está em torno de 201 pessoas, com a liberação de aproximadamente 24.000 itens diariamente. Na última segunda-feira (18), batemos nosso recorde com 299 pacientes atendidos e 26.249 itens dispensados. Reestruturamos internamente e estaremos iniciando uma nova fase dessa reestruturação, que será a reforma externa e da recepção da Farmácia Municipal. Acreditamos em um acolhimento humanizado,respeitoso e profissional para atender nossos cidadãos”, finaliza.

Para a aquisição de medicamentos na Farmácia Municipal, o usuário deve apresentar a receita médica como também o cartão do SUS.

A Farmácia Municipal está localizada na Rua Afonso Pena, nº 801, esquina com a Rua Cel. Pílad Rebuá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.