A diretora-presidente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Rosana Leite de Melo, participou de uma reunião em Brasília (DF) com o ministro da Saúde Marcelo Queiroga e com o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Sérgio Yoshimasa Okane, para discutir assuntos pertinentes ao enfrentamento da Covid-19 e suas repercussões no último dia 09 de junho.
Nesta quinta-feira (17), a nomeação de Rosana para a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, criada há um mês, foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo ministro de Estado, chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos.
"É um nome bem aceito na comunidade médica. Nós podemos também harmonizar a relação entre os médicos, que há divisões, uns tem opinião baseada em determinados conceitos, outros expressam determinados pontos de vista e nós precisamos harmonizar essas ações para seguir em frente", afirmou Queiroga sobre a nomeação.
O nome da médica Rosana Leite de Melo é o terceiro indicado para ocupar o cargo. A primeira opção do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi Francieli Fantinato, que assumiu a coordenação do Plano Nacional de Imunização (PNI). Depois, a infectologista Luana Araújo foi anunciada para a função, no entanto, dez dias depois o governo informou que ela não seria nomeada.
Rosana Leite de Melo é médica, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e possui residência em cirurgia geral e em cirurgia oncológia. A médica faz parte do Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso do Sul, onde foi segunda secretária (2011-2013), primeira secretária (2013-2015) e presidente (2015-2017).