Bonito, Mato Grosso do Sul - 2 de Julho de 2020
Saúde

Dia D contra o sarampo imuniza 500 pessoas em Bonito

Em 2019, foram registrados vários casos na região norte e em São Paulo.

Ketlen da Silva
Em 21 de Fevereiro de 2020 às 08h47
(Divulgação)

Como parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada no dia 10 de fevereiro pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde realizou no último sábado (15) o dia D de vacinação contra a doença em Bonito.

A estimativa é de que, na ocasião, mais de 500 moradores, entre crianças e jovens entre 5 e 19 anos de idade, foram imunizados.

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso – 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença, que é transmitida através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

Objetivos da campanha

A meta do Ministério da Saúde é vacinar cerca de 3 milhões de pessoas até o dia 13 de março, data do encerramento da campanha. A estratégia é interromper a transmissão do sarampo, eliminando a circulação do vírus.

As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado e para este ano estão previstas mais duas: a primeira entre junho e agosto para o público de 20 a 29 anos de idade e a outra também em agosto, para a população de 30 a 59 anos de idade.

Neste ano, a campanha também tem o objetivo de conscientizar os pais sobre os riscos de não vacinar seus filhos.

O Brasil esteve livre da doença por 20 anos, mas o quadro mudou no ano passado e 16 mil pessoas foram infectadas, principalmente na região Norte e no estado de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.