Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Abril de 2024
Saúde

Descobertos anticorpos capazes de neutralizar as variantes da Covid-19

O tipo de anticorpos descobertos podem atacar partes da proteína “spike”, a chave mestra que o vírus SARS-COV-2 usa para infetar células do corpo, que não são alteradas por mutações.

Com informações de Isto É Dinheiro
Em 05 de Janeiro de 2022 às 15h30
(Divulgação)

O mundo ainda se mantém em estado de pandemia por Covid-19, e a culpa é, provavelmente, das sucessivas variantes. A ciência tem criado soluções de proteção, mas as variantes do SARS-COV-2 têm complicado todo o cenário. Recentemente foram descobertos anticorpos que podem neutralizar as variantes do coronavírus.

Uma equipe de cientistas internacional anunciou que conseguiu identificar anticorpos capazes de neutralizar as variantes do vírus SARS-COV-2. Este vírus tem tido várias variantes, destacando-se atualmente a Ômicron.

Segundo o que foi agora revelado, o tipo de anticorpos descobertos podem atacar partes da proteína “spike”, a chave mestra que o vírus SARS-COV-2 usa para infetar células do corpo, que não são alteradas por mutações. O estudo foi já publicado na revista “Nature”, onde é revelado que esta descoberta abre a porta ao desenvolvimento de novas vacinas e tratamentos que serão eficazes para variantes que eventualmente venham a surgir no futuro.

A variante Ômicron acumula 37 mutações na proteína “spike”, que se agarra às células, invadindo e, por consequência, gerando infeção. Esta é a principal hipótese para justificar a velocidade com que esta nova variante se dissemina, bem como a sua capacidade de reinfetar e reduzir a eficácia da vacina.

Nos testes realizados, o estudo revela que quem tinha tomado as vacinas da Pfizer-BioNTech, Moderna e AstraZeneca mantiveram a imunidade à Ômicron, mas reduzida entre 20 e 40%, muito mais baixa do que contra outras variantes. A dose de reforço demonstrou ter a capacidade de restaurar a imunidade a valores mais eficazes.

A nova variante do SARS-CoV-2, Ômicron, detectada há pouco mais de um mês na África do Sul já é considerada como a que tem a propagação mais rápida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.