Bonito, Mato Grosso do Sul - 23 de Novembro de 2025
Saúde

CureVac: nova vacina alemã é esperança para acelerar imunização no mundo

A fabricante acredita que os testes podem ser finalizados ainda esse mês e espera rivalizar com os produtos da Pfizer e da Moderna.

Com informações de Olhar Digital
Em 07 de Maio de 2021 às 14h36

Uma nova vacina alemã chamada de CureVac pode ser uma esperança para países que ainda não possuem doses suficientes para vacinar a maior parte da população. A fabricante acredita que os testes podem ser finalizados ainda esse mês e espera rivalizar com os produtos da Pfizer e da Moderna.

Assim como as duas citadas acima, a nova vacina é feita com base no RNA. Os imunizantes feitos com esse método também tiveram os maiores índices de eficácia contra a doença. No entanto, com apenas duas vacinas desse tipo disponíveis, elas acabaram ficando restritas a alguns países ricos.

A expectativa é que um terceiro imunizante feito com RNA consiga atender uma demanda global maior. De acordo com o The New York Times, na próxima semana devem ser anunciados os resultados da fase três dos testes com a CureVac, onde a eficácia vai ser apontada.

A comunidade cientifica também está animada com o fato de o imunizante não precisar ser mantido em um freezer. O fato de poder ficar em uma geladeira comum facilita a distribuição da nova vacina. “Eles parecem muito bem posicionados para limpar o mercado global”, disse Jacob Kirkegaard, pesquisador sênior do Peterson Institute for International Economics em Washington.

Nova vacina CureVac

O cofundador da CureVac, o biólogo Ingmar Hoerr, explicou para o jornal americano que a farmacêutica ficou para trás na primeira onda de vacinas contra a Covid-19 por conta da falta de investimentos. Enquanto a BioNtech se aliou com a gigante Pfizer e a Moderna trabalhou com o National Institutes of Health com dinheiro dos EUA, a CureVac demorou para conseguir financiamento.

Agora, a farmacêutica aguarda apenas a conclusão dos resultados dos testes de fase 3 de sua nova vacina. Mas os resultados preliminares, junto de tudo o que já foi estudado sobre outras vacinas do tipo, indicam que a CureVac é eficaz. “Eu ficaria realmente surpreso se não funcionasse bem”, disse John Moore, um virologista da Weill Cornell Medicine em Nova York.

Ainda assim, a nova vacina foi criada usando como base a versão inicial do vírus. Atualmente a maior parte dos países afetados em larga escala pela nova onda da Covid-19 possuem variantes, que podem reduzir a eficácia do imunizante. Para tentar contornar isso, a farmacêutica já faz testes com as principais variantes em circulação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.