Bonito, Mato Grosso do Sul - 30 de Novembro de 2025
Saúde

Covid-19: testes avançados com vacina BCG começam em breve no Brasil

Na terceira etapa de ensaios clínicos, estudo vai recrutar 2 mil profissionais de saúde no Mato Grosso do Sul e mais mil participantes no Rio de Janeiro.

Com informações de O Globo
Em 10 de Setembro de 2020 às 15h55

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve iniciar em breve a terceira e última etapa de ensaios clínicos para testar a capacidade da vacina BCG de ajudar na proteção contra o novo coronavírus. Realizado em parceria com a organização de pesquisa médica pediátrica Children's Research Institute, o estudo envolverá ao menos três mil profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento à Covid-19.

A BCG é aplicada durante as primeiras semanas de vida para prevenir formas graves da tuberculose. Trata-se da famosa "vacina da marquinha", conhecida por deixar uma cicatriz no braço direito, local de aplicação.

Além de combater o bacilo da tuberculose, a substância é capaz de estimular respostas imunológicas contra uma série de outros agentes infecciosos. A proposta da pesquisa é verificar se a vacina pode oferecer algum grau de imunidade contra o novo coronavírus ou ao menos diminuir as chances quadros graves da doença.

O estudo deve recrutar dois mil voluntários saudáveis, que não foram infectados pela Covid-19, no estado do Mato Grosso do Sul. Segundo o jornal O Globo, 700 participantes já estão cadastrados no programa. A outra parte ocorrerá no Rio de Janeiro, neste caso a expectativa de pesquisadores é iniciar o recrutamento em outubro. Os pacientes serão acompanhados pelo período de um ano.

A iniciativa conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Fundação Gates, entidade filantrópica do cofundador da Microsoft. Ensaios clínicos também são conduzidos com voluntários na Austrália, Espanha e Reino Unido.

Respaldo

Um estudo publicado recentemente na revista científica Science Advances corrobora com a hipótese de que a vacina BCG pode ajudar na proteção contra o novo coronavírus. Cientistas da Universidade Michigan, nos Estados Unidos, analisaram taxas de infecções e mortes em países nos quais a vacina é obrigatória e nações em que a imunização é opcional.

A pesquisa considerou os dados epidemiológico do primeiro mês da pandemia de cada território, além de outras variáveis, como a disponibilidade de testes para a detecção do coronavírus, a média de idade dos pacientes, a densidade populacional e taxa de migração.

Os resultados sugeriram que países onde a BCG é obrigatória apresentam um nível de contaminações e óbitos menor. A partir do levantamento, os autores concluíram que, com a implementação obrigatória da vacina, em vez de 2.467 mortes pela Covid-19 no dia 29 de março de 2020, o país teria registrado 460 óbitos - número 81% menor do que o contabilizado oficialmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.