Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Abril de 2024
Saúde

Covid-19: remédios para dor e febre podem alterar resposta imune das vacinas

Além disso, ainda foi possível detectar que o anti-inflamatório indometacina é capaz de reduzir a replicação viral do SARS-CoV-2.

Com informações de Olhar Digital
Em 07 de Março de 2022 às 16h30

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Sydney, na Austrália, apontou que o uso de medicamentos contra a dor e febre pode afetar a resposta imunológica contra o SARS-CoV-2, vírus responsável pela Covid-19, podendo aumentar ou diminuir o risco de infecção.  

O estudo mostrou que remédios como paracetamol, ibuprofeno e aspirina podem enfraquecer a resposta imune gerada pela vacinação. Enquanto a morfina suprimiu células importante do sistema imunológico, aumentando o risco de infecção pela Covid-19.  

Além disso, ainda foi possível detectar que o anti-inflamatório indometacina é capaz de reduzir a replicação viral do SARS-CoV-2.  

“Nossa análise mostra que alguns dos medicamentos comuns para dor e febre podem funcionar com o sistema imunológico para combater infecções, enquanto outros trabalham contra ele e aumentam o risco de contrair ou responder mal a doenças infecciosas”, explica a principal autora da pesquisa, Christina Abdel-Shaheed.  

Os pesquisadores apontam que não esperavam encontrar esses resultados, mas dizem que foi importante entender como estes fármacos agem no corpo humano, pois eles existem há muito tempo e pouco se sabe como eles impactam o sistema imunológico durante doenças infecciosas.  

“Com a necessidade urgente de novos tratamentos para a Covid-19 e o declínio da eficácia de alguns agentes antimicrobianos devido à resistência, agora mais do que nunca precisamos de remédios que possam manter ou aumentar a eficácia dos tratamentos com medicamentos anti-infecciosos”, afirma um dos coautores do estudo.  

Os pesquisadores informaram que ainda é necessário realizar mais testes clínicos para comprovar a relação dos remédios com a resposta imune das vacinas contra a Covid-19. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.