Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Abril de 2024
Saúde

Covid-19: Grécia impõe multa mensal para idosos que recusarem vacina

Pagamento será de 50 euros em janeiro e aumenta para 100 euros no mês seguinte.

Com informações de O Globo 
Em 17 de Janeiro de 2022 às 14h24

O governo da Grécia começou a implementar nesta segunda-feira (17) a obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 para pessoas com mais de 60 anos. A partir de hoje, idosos que recusarem a imunização serão multados. Em janeiro, o pagamento exigido será de 50 euros (R$ 314 na cotação atual). Caso a pessoa mantenha a decisão contrária às vacinas, terá de arcar com multa mensal de 100 euros.

No domingo, o ministro da Saúde, Thanos Plevris, informou em entrevista à emissora de TV Plevris que as multas serão coletadas através da administração fiscal e o dinheiro será usado para ajudar a financiar hospitais estaduais. "O fator idade é importante por causa de seu impacto no serviço público de saúde", ressaltou.

O anúncio de que regras mais rígidas sobre a vacinação anti-Covid seriam adotadas ocorreu no final do ano passado. Desde 2021, a vacinação é obrigatória para  profissionais de saúde na Grécia. A partir de 1º de fevereiro, os certificados de imunização para adultos vão expirar após sete meses, a menos que o portador receba uma dose de reforço.

Em dezembro, segundo dados do governo, cerca de 41,5% das 530 mil idosos do país estavam totalmente vacinados. Em meio a nova onda de casos ligados a variante Õmicron, o número de novas infecções aumentou no início de janeiro e apresentou queda na semana passada.

Na próxima quinta-feira, a Áustria será o primeiro país da Europa a votar a obrigatoriedade da vacinação para todos os maiores de 18 anos. O texto tem apoio dos conservadores que comandam o governo, dos ambientalistas, dos social-democratas e dos liberais, com a oposição apenas da extrema direita.

A ideia inicial era a obrigatoriedade a partir dos 14 anos, mas o projeto, que também impõe multas aos não vacinados, foi modificado para angariar o maior endosso possível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.