Bonito, Mato Grosso do Sul - 17 de Setembro de 2025
Saúde

CoronaVac e Pfizer ajudaram a reduzir mortes e casos de Covid-19 no Uruguai

CoronaVac ajudou a reduzir mortalidade em 97% e Pfizer, em 80%. Já as internações em UTI caíram 95% entre os vacinados com a CoronaVac e 99% com a Pfizer. Vacinação com Oxford/AstraZeneca ainda não foi considerada.

Com informações de G1
Em 28 de Maio de 2021 às 14h43
(Divulgação)

O governo do Uruguai divulgou nesta quinta-feira (27), dados preliminares de efetividade da CoronaVac e da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. Ambas as vacinas ajudaram a reduzir casos, internações e mortes pela doença no País. 

A efetividade mede o quanto a vacina consegue reduzir os casos de uma doença na vida real – fora de ensaios de laboratório.
 
Uma ressalva importante é que a CoronaVac foi dada a pessoas de 18 a 70 anos. Já a vacina da Pfizer foi dada a pessoas acima dos 70 anos, com comorbidades e a profissionais de saúde, mais expostos ao vírus (essa característica é, por exemplo, oposta à brasileira – em que muitos profissionais de saúde e idosos foram vacinados com a CoronaVac, já que a vacina da Pfizer só chegou mais tarde).

Os dados abaixo se referem à população de 861.698 uruguaios que, até o dia 25 de maio, já haviam recebido a segunda dose de uma das duas vacinas há 14 dias ou mais:

CoronaVac

  • Redução da mortalidade: 97%.
  • Redução da internação em UTIs: 95%.
  • Redução dos casos (sintomáticos e assintomáticos): 57%

Pfizer

  • Redução de mortalidade: 80%
  • Redução da internação em UTIs: 99%
  • Redução dos casos (sintomáticos e assintomáticos): 75%

O governo do Uruguai reforçou que os dados ainda são preliminares: não estão divididos por faixa etária e nem consideram comorbidades. Também não incluem a vacinação com a vacina de Oxford/AstraZeneca. Isso porque essa vacina está sendo aplicada com intervalo de 90 dias no país – e as pessoas ainda não receberam a segunda dose.
 
Cerca de 28% dos uruguaios já recebeu as duas doses de alguma vacina contra a Covid, segundo dados do governo. A população do país é de 3 milhões de pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.