Bonito, Mato Grosso do Sul - 16 de Setembro de 2025
Saúde

Comprovação de vacinação não deve ser exigida em viagens internacionais, diz OMS

Especialistas independentes disseram que a vacinação não deve ser a única condição para permitir viagens internacionais.

Com informações de G1
Em 15 de Julho de 2021 às 15h53

O Comitê de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) manteve na quinta-feira (15) sua posição de que a prova de vacinação Covid-19 não deve ser exigida para viagens internacionais, em meio a um crescente debate sobre o bloqueio da entrada de viajantes não vacinados.

Os especialistas independentes disseram que a vacinação não deve ser a única condição para permitir viagens internacionais, dado o acesso global limitado e a distribuição desigual das vacinas Covid-19.

Os países mais pobres com menos acesso à vacinação podem enfrentar a exclusão se tais medidas forem postas em prática, disseram alguns especialistas em saúde.

A OMS já tinha feito a mesma recomendação em março. Na época, a entidade lembrou que muitas pessoas vivem em países onde vacinas ainda não estão disponíveis e que ainda não se sabe, exatamente, o quanto as vacinas conseguem interromper a transmissão do coronavírus.

Seis vacinas aprovadas pela OMS

No começo do mês, a Aliança Covax, coordenada pela OMS, pediu que os países que planejam uma reabertura aceitem a entrada de viajantes que receberam a imunização completa com alguma das seis vacinas aprovadas pela entidade.

Veja as vacinas autorizadas para uso emergencial, pela OMS:

  • Pfizer/BioNTech
  • Oxford/AstraZeneca (lotes da Índia e Europa)
  • Janssen (Johnson & Johnson)
  • Moderna
  • Sinopharm
  • Sinovac (CoronaVac)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.