Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Setembro de 2020
Saúde

Com uso de inseticida, Saúde mobiliza força-tarefa contra a dengue em Bonito

No boletim oficial, divulgado no dia 22 de janeiro pela SES, Bonito aparece com 134 notificações da doença.

Ketlen da Silva
Em 29 de Janeiro de 2020 às 09h22
(Divulgação)

Após o recebimento de 120 litros do inseticida Malathion, cujo fornecimento se encontrava suspenso desde 2019, as equipes do Setor de Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde iniciaram no último final de semana um trabalho intensivo de pulverização, priorizando todas as áreas nas quais foram notificados casos de dengue.

O inseticida é utilizado para combater o mosquito Aedes aegypti , transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, distribuído somente pelo Governo Federal, que compra o produto e distribui para os Estados, repassando aos municípios.

Bonito recebeu na semana passada 120 litros do produto. A quantidade é considerada suficiente apenas para uma semana.

Até esta terça-feira (28), a equipe, composta por 10 agentes, já visitou cerca de 1000 imóveis, incluindo o Jardim Boa Vista, Vila Machado e Águas do Miranda, efetuando controle químico com a utilização de 4 bombas costais motorizadas.

Epidemia

De 1º a 15 de janeiro, Mato Grosso do Sul já teve 989 casos notificados de dengue, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). A média é de 2,70 registros por hora ou um a cada 22 minutos. No boletim oficial, divulgado no dia 22 de janeiro pela SES, Bonito aparece com 134 notificações.

Com pouco inseticida e sem previsão para novo recebimento, a Secretaria Municipal de Saúde pede que os moradores continuem vistoriando com frequência os próprios quintais, retirando recipientes que possam armazenar água, guardando as garrafas sempre de cabeça para baixo e enchendo de areia os pratos dos vasos de plantas - além de manter as caixas ou barris de água fechados, com tampa adequada.

Os moradores poderão também comunicar diretamente à Secretaria Municipal de Saúde - que está trabalhando em parceria com o Ministério Público (promotoria) - a existência de lixo descartado irregularmente (ou em local impróprio) e de terrenos sujos. Para fazer a denúncia basta utilizar o telefone (67) 3255-3307 e entrar em contato com o Setor de Vigilância Sanitária ou Controle de Vetores. A reclamação será anotada para que o setor responsável vistorie o local, notificando os infratores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 24 de Setembro de às 16h54
Avifavir é a primeira droga baseada em favipiravir do mundo a ser aprovada para o tratamento da covid-19. O composto é usado desde 2014 no Japão contra a gripe, com o nome comercial de Avigan.
Em 24 de Setembro de às 08h10
Atualmente o país possui 4.624.885 casos confirmados da doença.
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.