Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Abril de 2024
Saúde

Com primeiro caso confirmado, Bodoquena elabora decreto para toque de recolher

A medida segue até dia 01 de julho e a rede de contatos diretos do paciente de 53 anos diagnosticado com Covid-19 está sendo monitorada e já se encontra em isolamento domiciliar.

Ketlen da Silva
Em 16 de Junho de 2020 às 15h42
Bodoquena, MS. (Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Bodoquena está elaborando novo decreto com medidas a serem tomadas na prevenção da disseminação do novo coronavírus, após confirmação de primeiro caso de Covid-19 no município. Da publicação do decreto até o dia 01 de julho o toque de recolher voltará a acontecer a partir das 20h. A fiscalização de aglomerações e uso de máscaras também será reforçada.

Medidas foram anunciadas durante uma transmissão ao vivo com o Prefeito Kazu Horii, o secretário de Saúde Michel Souza e o comandante da Polícia Militar de Bodoquena, tenente André Luiz Leonel. A intenção da live foi alertar a população e esclarecer dúvidas, além de apresentar medidas que serão tomadas e de como será feita fiscalização após o primeiro caso confirmado.

Segundo Michel Souza, a rede de contatos diretos do paciente de 53 anos diagnosticado com Covid-19 está sendo monitorada e já se encontra em isolamento domiciliar. A Secretaria também disponibilizou equipe de saúde para realizar monitoramento do estado de saúde do paciente e dos familiares.

Como medida de prevenção, a partir da publicação do decreto até o dia 1 de julho, o toque de recolher voltará a ser realizado das 20h até 6h, nas mesmas regras anteriores, permitindo trânsito de trabalhadores e delivery.

O prefeito Kazu pediu a conscientização da população. “Não adianta a Prefeitura tomar medidas sozinha, é necessário que todos colaborem, evitem aglomerações, festinhas, rodas de terere, higienizem as mãos com frequência e façam uso da máscara. Esse é um assunto sério, que precisa da colaboração de toda a população” enfatizou.

Segundo o Tenente Leonel, a PM intensificará as fiscalizações em bares e locais com aglomerações. Também haverá uma equipe da prefeitura junto com a Polícia Militar realizando trabalho. Denúncias acerca de descumprimentos podem ser feitas via 190.

Caso

Nesta segunda-feira (15), o Lacen (Laboratório Central) divulgou resultado positivo para o teste realizado no paciente de 53 anos. O homem tem sintomas leves, está sendo medicado e se recupera em casa. Além disso, é investigado novo caso suspeito de infecc?a?o pelo coronavírus, o segundo paciente foi submetido a exame laboratorial e aguarda resultado isolado em casa.

Recomendações

Secretaria orienta a todos que permaneçam em casa e se houver necessidade de ir às ruas, usem máscaras. São outras medidas:

•Frequente higienização das mãos com água e sabonete.

•Quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, pode ser utilizado gel alcoólico para as mãos.

•Etiqueta respiratória:

•Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

•Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

• Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

•Recomenda-se, se possível, manter, no mínimo, uma distância de 1,5 metro dos viajantes com tosse ou espirro.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.