Bonito, Mato Grosso do Sul - 24 de Novembro de 2025
Saúde

Cinco capitais interrompem vacinação contra Covid-19 por falta de doses

Rio Branco, Rio de Janeiro, João Pessoa e Aracaju interromperam a aplicação. Em Maceió, cronograma previa o início da vacinação de novo público-alvo nesta terça (16), o que não ocorreu.

Com informações de G1
Em 16 de Março de 2021 às 16h40

Ao menos cinco capitais – Rio Branco, Rio de Janeiro, João Pessoa, Macapá e Aracaju – interromperam a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 porque o estoque acabou. Além dessas quatro cidades, Maceió havia anunciado nesta segunda-feira (15) que começaria a vacinar um novo grupo etário nesta terça-feira (16), o que não aconteceu.

Esta não é a primeira vez em que capitais interrompem a aplicação de imunizantes desde o início da vacinação, em janeiro. Em fevereiro, os baixos estoques levaram à suspensão ou à restrição de aplicação de doses em cidades como Salvador, Campo Grande, Curitiba e Fortaleza.

Até esta terça, o Brasil aplicou ao menos uma dose de vacina conta Covid-19 em cerca de 10 milhões de pessoas, o que equivale a 4,7% da população do país.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até esta segunda foram distribuídas 20 milhões de doses aos estados.

Em janeiro e fevereiro, o país recebeu 16,9 milhões de doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford.

De acordo com o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, a previsão é que o Brasil encerre o mês de março com mais 38 milhões de doses.

Capitais que suspenderam a aplicação da 1ª dose

  • Rio de Janeiro – a prefeitura anunciou a suspensão de vacinação na quinta-feira (11). A cidade iria começar a vacinar quem tem 75 anos, mas isso não foi possível. A segunda dose está garantida para quem já recebeu a primeira.
  • Rio Branco – suspendeu a aplicação da primeira dose da vacina em idosos de 71 anos ou mais na sexta-feira (12). Os estoques acabaram antes que todo o público-alvo fosse imunizado. A segunda dose está garantida para quem tomou a primeira e agendou a segunda etapa da imunização.
  • Aracaju – informou na noite de segunda-feira (15) a suspensão da aplicação da primeira dose da vacina em idosos de 75 anos ou mais antes de concluir a vacinação de todo o público estimado. A segunda dose está garantida para idosos acamados e profissionais de saúde que já receberam a primeira.
  • João Pessoa – suspendeu a aplicação da vacina na manhã de terça-feira (16) enquanto a população de 71 ou mais era vacinada. A prefeitura condiciona a retomada da vacinação ao recebimento de novas doses pelo estado, o que está previsto para esta quarta-feira (17).
  • Macapá – suspendeu a aplicação da primeira dose da vacina na segunda-feira (15). Seguem sendo imunizados apenas os idosos acima de 85 anos que estavam com a 2ª dose agendada, das quais as vacinas foram reservadas. A 2ª dose segue sendo aplicada em idosos e profissionais da saúde.

Em Maceió, os idosos até 75 anos foram vacinados até este domingo (14), e a prefeitura anunciou nesta segunda que um novo grupo – ainda não definido – começaria a ser vacinado nesta terça, o que não havia ocorrido ocorreu até a última atualização desta reportagem. A Secretaria Municipal de Saúde da capital alagoana informou que a cidade tem doses dos imunizantes para recomeçar a vacinação nesta quarta.

O G1 questionou o Ministério da Saúde sobre as novas interrupções da vacinação contra Covid-19 em capitais, mas não havia obtido resposta até a última atualização desta reportagem.

Nesta segunda, o Instituto Butantan enviou ao ministério um lote com 3,3 milhões de doses da CoronaVac. Questionada sobre a data em que essas novas doses devem ser enviadas aos estados, a pasta também não retornou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.