Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Abril de 2024
Saúde

Chega ao Brasil primeiro medicamento preventivo para Covid-19

O remédio é indicado para pessoas imunocomprometidas ou que não podem tomar a vacina por recomendação médica.

Com informações de MinhaVida Saúde
Em 03 de Junho de 2022 às 16h49

Os hospitais da Rede D’Or passarão a oferecer o primeiro medicamento de prevenção contra COVID-19 do Brasil. Chamado Evusheld e produzido pela AstraZeneca, o remédio foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em fevereiro de forma emergencial. Ele se mostrou eficaz na prevenção de todas as variantes da doença, incluindo a Ômicron.

O Evusheld é recomendado aos pacientes que, por alguma razão, não podem se vacinar com os imunizantes disponíveis para COVID-19 ou que possuem alguma condição que inibe o efeito da vacina, como transplante de órgão ou tratamento oncológico.

Para Esper Kallas, infectologista e diretor da área de Laboratório da Rede D’Or, o medicamento será uma “poderosa arma no enfrentamento da doença”. Porém, Bárbara Furtado, gerente médica da AstraZeneca, ressalta que a vacina continua sendo a principal ferramenta no combate à COVID-19, sendo o Evushel “um escudo para aqueles que são mais suscetíveis ao coronavírus”.

O medicamento é composto de dois anticorpos monoclonais (tixagevimabe e cilgavimabe) que impedem a infecção por Sars-CoV-2. Sua aplicação é intramuscular, ou seja, por injeção. Segundo estudos, o Evushel possui efeito com duração de, no mínimo, seis meses.

A indicação de uso do medicamento é para profilaxia (prevenção) antes da exposição à COVID-19 em indivíduos adultos e pediátricos a partir de 12 anos, com peso mínimo de 40 kg.

O remédio é indicado para pessoas que não podem tomar vacina ou que tenham comprometimento imunológico moderado a grave devido a uma condição médica ou ao recebimento de medicamentos ou tratamentos imunossupressores. Pessoas imunocomprometidas são mais propensas a terem uma resposta imunológica menor à vacina, além de estarem mais suscetíveis a infecções graves.

Os pacientes aptos não devem ter tido exposição recente a um indivíduo infectado com o Sars-CoV-2 e seu uso não está autorizado para tratamento da COVID-19 ou para profilaxia pós-exposição de COVID-19.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.