Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Saúde

CER recebe 40 cadeiras de rodas em Bonito

No período de maio a agosto de 2019, foram realizadas 3322 consultas no Centro de Especialidades e Reabilitação. No local, são realizados entre 800 e 850 atendimentos por mês.

Com informações de Prefeitura de Bonito - Ketlen da Silva
Em 03 de Dezembro de 2019 às 09h14
O Centro de Especialidades em Reabilitação (CER) é um órgão público municipal que tem como objetivo a reabilitação de pessoas com deficiência física. (Prefeitura de Bonito)

O Centro de Especialidades e Reabilitação (CER) da Secretaria Municipal de Saúde recebeu, desde o mês de junho deste ano, 40 novas cadeiras de rodas para locomoção e banho que estão sendo entregues aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). A unidade recebeu também dezenas de muletas e bengalas.

As cadeiras foram obtidas por meio de convênio entre a prefeitura e o Centro Especializado de Reabilitação da Apae (CER/Apae), de Campo Grande, e são adequadas às condições de cada paciente, previamente inscrito, proporcionando-lhe mais conforto e maior mobilidade, com menor gasto de energia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as cadeiras recebidas reduziram em 80% a demanda existente.

De acordo com a fisioterapeuta Elaine da Silva Simões, coordenadora do Centro de Especialidades e Reabilitação, as pessoas que necessitam de atendimento são inicialmente submetidas a uma triagem feita por profissional especializado, e a seguir encaminhadas para realização do tratamento necessário.

Para se inscrever para receber órteses, próteses, cadeira de rodas, muletas ou reabilitação, o paciente (ou alguém responsável por ele) deverá levar ao CER o cartão SUS, cópia de documentos, de endereço e a receita médica emitida por um profissional da Rede SUS prescrevendo o uso do equipamento.

Centro de Especialidades e Reabilitação

O Centro de Especialidades em Reabilitação (CER) é um órgão público municipal que tem como objetivo a reabilitação de pessoas com deficiência física, atuando por meio de equipe multiprofissional formada por 5 fisioterapeutas, 2 terapeutas ocupacionais, 1 fonoaudióloga, 1 psicóloga, 1 assistente social e 1 médico ortopedista (que atende quinzenalmente os pacientes), totalizando 15 funcionários.

No período de maio a agosto de 2019, foram realizadas 3322 consultas no CER. No local, são realizados entre 800 e 850 atendimentos por mês

De acordo com a coordenadora Elaine Simões, os trabalhos desenvolvidos neste ano permitiram a redução do tempo de espera para as especialidades de terapia ocupacional e fisioterapia. "Os avanços são resultados de um novo sistema de gestão de fila de espera e do aumento no número de profissionais, com a inclusão de mais dois fisioterapeutas e de uma terapeuta ocupacional, aprovados no concurso, além de uma assistente social e um médico ortopedista", afirmou.

Funcionamento

O CER funciona na sede da Secretaria de Saúde, na Rua Dr. Conrado, na Vila Donária (prédio do antigo fórum). O horário de atendimento é das 07h00 às 18h00. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3255-2640.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.