Bonito, Mato Grosso do Sul - 2 de Dezembro de 2025
Saúde

Brasileiros desenvolvem tecido capaz de eliminar Sars-CoV-2 em minutos

Apoiada pela Fapesp, a empresa paulista Nanox estuda como usar material que mistura poliéster, algodão e micropartículas de prata para fabricar máscaras.

Com informações de Galileu
Em 22 de Junho de 2020 às 16h34

A empresa Nanox, apoiada pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), desenvolveu um tecido capaz de inativar o Sars-CoV-2. Segundo os cientistas, em testes realizados em laboratório, o material eliminou 99,9% do vírus em até dois minutos.

O tecido é feito de uma mistura de poliéster e algodão (chamada polycotton) e contém dois tipos de micropartículas de prata impregnadas em sua superfície. Além dos testes para avaliar a atividade antiviral, antimicrobiana e fungicida, o tecido também foi avaliado para que os cientistas se certificassem de que haviam eliminado qualquer risco de causar problemas dermatológicos.

O próximo passo do projeto inovador é avaliar a duração do efeito antiviral das micropartículas do tecido. Em testes relacionados à propriedade antibacteriana, o material foi capaz de controlar fungos e bactérias mesmo após 30 lavagens. A equipe de pesquisa espera que a atividade antiviral seja mantida pelo mesmo tempo.

De acordo com os pesquisadores, as micropartículas de prata podem ser aplicadas a qualquer tecido composto por uma mistura de fibras naturais e sintéticas. Também foi testada a capacidade de inativação do novo coronavírus pela prata embutida na superfície de outros materiais, como filmes plásticos ou polímeros flexíveis, semelhantes aos usados em máscaras.

A empresa já registrou o pedido de patente e afirma que tem "alianças com empresas e fábricas dos setores têxtil, plástico e de polímero que o utilizarão na produção e comercialização de máscaras protetoras e roupas hospitalares", explicou Luiz Gustavo Pagotto Simões, diretor da Nanox, em comunicado.

Um artigo sobre o desenvolvimento do material foi submetido à base de pré-prints do bioRxiv, assinado por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e da Universidade Jaime I de Castelló, na Espanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.