Bonito, Mato Grosso do Sul - 2 de Julho de 2020
Saúde

Bonito recebe mais de 3 mil doses de vacina contra a gripe

A campanha iniciou nesta segunda-feira (23) e atende prioritariamente a população de idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde.

Ketlen da Silva
Em 23 de Março de 2020 às 14h31
(Prefeitura de Bonito)

A Secretaria Municipal de Saúde de Bonito iniciou nesta segunda-feira (23) a campanha de vacinação contra a gripe em todo o país, que em 2020 (em sua primeira fase) dá príoridade aos idosos com mais 60 anos e aos profissionais da saúde.

Acontece que, neste ano, o governo do Estado de Mato Grosso do Sul recebeu apenas 7% do montante previsto de vacina H1 N1, que é repassada pelo Ministério da Saúde. A quantidade limitada de vacinas foi dividida entre todos os municípios, cabendo à Bonito 480 doses que se esgotaram já na manhã deste primeiro dia da campanha.

O município de Bonito receberá ainda em torno de 3000 doses e a Secretaria Municipal de Saúde pede a compreensão dos grupos prioritários, afirmando que assim que a vacina estiver disponível todos serão vacinados.

A vacina não protege contra o coronavírus, mas a vacinação foi antecipada de abril para março, com inversão dos grupos prioritários. Até o ano passado, a vacinação começava pelas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas e puérperas. Outro motivo para a antecipação da vacinação, segundo o Ministério da Saúde, é que a vacina contra a gripe auxiliará na exclusão do diagnóstico por coronavírus, uma vez que os sintomas da Covid-19 e da Influenza são parecidos.

"Se a pessoa avisa que foi vacinada [contra a gripe], isso vai auxiliar no raciocínio profissional para [o médico] pensar em outros vírus", disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.