Bonito, Mato Grosso do Sul - 4 de Abril de 2020
Saúde

Bonito recebe mais de 3 mil doses de vacina contra a gripe

A campanha iniciou nesta segunda-feira (23) e atende prioritariamente a população de idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde.

Ketlen da Silva
Em 23 de Março de 2020 às 14h31
(Prefeitura de Bonito)

A Secretaria Municipal de Saúde de Bonito iniciou nesta segunda-feira (23) a campanha de vacinação contra a gripe em todo o país, que em 2020 (em sua primeira fase) dá príoridade aos idosos com mais 60 anos e aos profissionais da saúde.

Acontece que, neste ano, o governo do Estado de Mato Grosso do Sul recebeu apenas 7% do montante previsto de vacina H1 N1, que é repassada pelo Ministério da Saúde. A quantidade limitada de vacinas foi dividida entre todos os municípios, cabendo à Bonito 480 doses que se esgotaram já na manhã deste primeiro dia da campanha.

O município de Bonito receberá ainda em torno de 3000 doses e a Secretaria Municipal de Saúde pede a compreensão dos grupos prioritários, afirmando que assim que a vacina estiver disponível todos serão vacinados.

A vacina não protege contra o coronavírus, mas a vacinação foi antecipada de abril para março, com inversão dos grupos prioritários. Até o ano passado, a vacinação começava pelas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas e puérperas. Outro motivo para a antecipação da vacinação, segundo o Ministério da Saúde, é que a vacina contra a gripe auxiliará na exclusão do diagnóstico por coronavírus, uma vez que os sintomas da Covid-19 e da Influenza são parecidos.

"Se a pessoa avisa que foi vacinada [contra a gripe], isso vai auxiliar no raciocínio profissional para [o médico] pensar em outros vírus", disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 03 de Abril de às 13h00
Hospital da Itália iniciou tratamento que já mostrou resultados positivos no combate à Covid-19.
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Em 02 de Abril de 2020 às 07h44
País reagiu rápido para identificar focos de infecção e proteger a população mais vulnerável.
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.