Por meio do Decreto Nº 064 sancionado nesta terça-feira (17), o prefeito de Bonito, Odilson Soares, anunciou as medidas adotadas pela Prefeitura para prevenção ao contágio do coronavírus (CoVid-19).
A medida suspende o funcionamento pelo prazo de vinte dias corridos, a partir desta quinta-feira (19), de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, Centro de Convivência de Idosos, Centros de Referência de Assistência Social, Centro de Multiplo Uso (CMU), Ginásio de Esportes, Quadras Poliesportivas e Estádio de Futebol do município.
De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Roseli Gambim, embora o decreto estabeleça a suspensão das atividades escolares durante o período citado até o dia 7 de abril, durante a Semana Santa, as aulas serão reiniciadas somente no dia 13 de abril, devido ao feriado religioso.
"Nesse período de interrupção das atividades escolares, precisamos evitar situações de aglomeração de pessoas e tomar as devidas prevenções em situações de risco de pandemia. É momento de união e colaboração", afirmou a secretária. "Os pais devem ficar alertas, já que não se trata de férias escolares e sim de um período que tem como objetivo diminuir o convívio entre as pessoas, reduzindo as possibilidades de contaminação".
Como já anunciado anteriormente, as visitações e a comercialização dos atrativos turísticos Gruta do Lago Azul e Balneário Municipal foram suspensas pelo prazo de 20 dias corridos, a partir de amanhã.
Todos os eventos públicos agendados pelos órgãos ou entidades municipais, bem como as concessões de licenças ou alvarás para realização de eventos privados, com público superior a 50 pessoas também estão suspensos. Eles só poderão ser remarcados após autorização da Secretaria Municipal de Saúde. Nas situações em que não for possível o cancelamento ou adiamento, devem ocorrer com portões fechados, sem a participação do público.
"As medidas que estamos anunciando foram bastante debatidas e são consideradas essenciais para prevenção ao coronavírus no município, embora não tenhamos até o momento registrado nenhum caso suspeito da doença em Bonito", afirmou o prefeito, que se reuniu na manhã desta terça-feira (17) com representantes das associações que fazem parte do IDB, sendo eles a Atratur (Associação de Atrativos Turísticos), ABH (Associação Bonitense de Hotelaria), Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes) Abaetur (Associação de Agências de Viagens) e Indústria de Bonito.
Os restaurantes, lanchonetes e bares, como também rodoviária, igrejas, atrativos turísticos, supermercados e comércio em geral, deverão adotar medidas de prevenção para conter a disseminação da COVID-19, como disponibilizar álcool gel 70% na entrada do estabelecimento para uso dos clientes, observar na organização de suas mesas a distância mínima de um metro e meio entre elas e manter os ambientes de uso dos clientes ventilados.

