A ilha turística de Bali começará a oferecer vacinas contra o coronavírus a todos os visitantes em uma tentativa de aumentar o tráfego de turistas, disse o governo indonésio nesta segunda-feira (28).
A data de início do programa não foi divulgada, com a ministra do Turismo, Sandiaga Uno, afirmando que a iniciativa ainda aguarda a aprovação final do presidente Joko Widodo.
O programa de vacinas terá uma abordagem em duas frentes. Os viajantes domésticos terão acesso gratuito às vacinas feitas pela Sinovac Biotech da China e pela AstraZeneca do Reino Unido como parte de um programa nacional lançado em janeiro.
Turistas vindos do exterior poderão receber vacinas da chinesa Sinopharm, entre outras, que provavelmente virão com uma taxa. A vacina Sinopharm está sendo usada na Indonésia por meio de um programa voluntário de inoculação do setor privado.
Com o turismo de vacinas decolando em lugares como Nova York, Bali oferecerá pacotes de férias que incluem vacinas.
O turismo na ilha despencou devido à pandemia. Como o governo indonésio posicionou a indústria do turismo como um centro de crescimento econômico, Bali deve reabrir suas portas para turistas estrangeiros no final de julho, o mais breve possível.
O plano para reiniciar a entrada de turistas é baseado na disseminação antecipada de vacinas em todo o mundo. No entanto, o número de novas infecções na Indonésia continua a superar os recordes diários, obscurecendo as perspectivas.