Bonito, Mato Grosso do Sul - 20 de Abril de 2024
Saúde

Baixas temperaturas e seca pode aumentar casos de doenças respiratórias

Região Centro-Oeste deve enfrentar baixas temperaturas no fim de semana e cuidado com doenças respiratórias deve ser redobrado

Informações assessoria de imprensa
Em 29 de Julho de 2021 às 08h24

As baixas temperaturas que devem ser enfrentadas pelo Centro-Oeste até o próximo domingo (01/08) podem ser tomadas como um lembrete do cuidado com as doenças respiratórias. O inverno é a época do ano onde há um aumento considerável nos casos desse tipo de doença, especialmente as contagiosas – como a gripe. Para se prevenir, uma das ferramentas mais poderosas disponíveis é uma carteira de vacinação atualizada.

“Existem algumas especulações sobre o porquê dessas doenças respiratórias aumentarem no inverno, mas ninguém sabe ao certo. A baixa temperatura é importante, mas as pessoas também passam mais tempo em ambientes fechados” , conta a infectologista e especialista em vacinas do Laboratório Bioclínico/Dasa Maria Isabel de Moraes Pinto. “As doenças mais comuns nessa época são a influenza, a meningite, a infecção por pneumococos (que causam pneumonia e meningite também) e o sarampo. Para a gripe nós ainda estamos na campanha de vacinação e todo mundo deve tomar a dose anual” , continua.

Essas doenças são transmitidas por partículas dispersas no ar. No caso da influenza e dos pneumococos, são gotículas maiores. Já o sarampo e os meningococos são transmitidos por aerossol, partículas menores e que se espalham por uma área maior e ficam em suspensão por mais tempo. Por isso a permanência em ambientes fechados, com baixa circulação de ar, favorece a transmissão dessas doenças.

“Temos que nos cuidar com o sarampo também. Se ele estiver em circulação, começa a infectar as pessoas não vacinadas justamente nesse período de inverno” , diz Maria Isabel. A doença, que foi considerada eliminada do país em 2015, voltou a circular em 2018 pelo aumento de pessoas não vacinadas, entre outros fatores. “Para as meningites meningocócicas temos as vacinas meningocócicas ACWY e a meningocócica B, que é feita rotineiramente em crianças e recomendada para adultos com comorbidades ou que estejam em regiões com alta incidência da doença” , continua.

A médica faz um alerta em relação à vacina contra pneumococos: ela é extremamente importante, mas só é recomendada para crianças abaixo dos 6 anos de idade e pessoas acima de 60, além de pessoas de qualquer idade que possuam comorbidades. A recomendação é feita porque o imunizante pode causar uma reação intensa no local da aplicação caso o paciente já possua anticorpos contra os pneumococos, causando bastante inchaço, vermelhidão e dor.

“Nós sabemos que, por conta da pandemia, muitas pessoas estão isoladas e com medo de sair, mas não podemos deixar de completar a carteira de vacinação. É possível se vacinar dentro de casa também com o atendimento móvel” , conta Maria Isabel. “O grande perigo é que, na medida em que tivermos mais pessoas circulando, teremos um número grande de pessoas não imunizadas contra outras doenças que podem levar a novas epidemias. Todas essas doenças respiratórias mais comuns agora podem causar epidemias se não houver um número suficiente de pessoas vacinadas para impedir a circulação desses vírus e bactérias. Por isso é preciso se imunizar também contra elas”, finaliza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.