A Secretaria de Saúde de Bonito confirmou até esta segunda-feira (11) quatro casos positivos de Covid-19 (novo coronavírus), sendo um idoso de 81 anos, que já está em processo de cura, e três mulheres, de 24, 30 e 40 anos, funcionárias do frigorifico Franca Comércio de Alimentos. Os casos estão distribuídos em quatro bairros da cidade, conforme destacado no mapa ao lado.
Com relação ao primeiro caso confirmado no município, de um idoso de 81 anos, a secretária de Saúde Livia Maria Silva de Oliveira destacou que 13 pessoas da família, que tiveram contato direto com o paciente, foram submetidas ao teste rápido realizado no Hospital Darci João Bigaton e apresentaram resultado negativo para Covid-19.
"Em conversa com a família, descobrimos que esse paciente teve contato com uma pessoa contaminada cerca de 14 dias antes de regressar ao município. Lembrando que ele estava em São Paulo para tratamento de saúde e retornou no dia 02 de maio, então quando chegou aqui já não estava mais no período de latência, ou seja, transmissão da doença e por isso a família não foi contaminada, mas todos ainda permanecem em quarentena, como prescreve o Ministério da Saúde", detalha Lívia.
Já sobre os três casos positivos do frigorífico da cidade, a Vigilância Sanitária reforça que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, desde a interdição dos setores de abate e produção, em que as funcionárias positivadas atuam, até o isolamento, por orientação médica, de todas as pessoas que compartilham o transporte coletivo da empresa. "Essas medidas são justamente para direcionarmos as ações preventivas e mensurarmos a quantidade de pessoas com uma possível contaminação. Até o momento, 3 testaram positivo para a doença e outras 3 estão aguardando análise do Lacen. Novas interdições também podem ser feitas, caso funcionários de outros setores apresentem sintomas", afirma Mariana Barbosa, chefe do setor de Vigilância em Bonito.
Mariana também destaca as ações preventivas tomadas pelo município até momento, que vão desde barreiras sanitárias nas principais entradas até desinfecção de locais públicos. "Estamos com barreiras 24 horas nas rodovias que dão acesso a Guia Lopes e a Bodoquena, onde quem chega precisa medir a temperatura e fazer um breve histórico de por onde passou e se teve possíveis contatos com pessoas infectadas", ressalta.
Novo decreto
É válido lembrar que a partir desta segunda-feira (11) entra em vigor o decreto 109/2020 que determina a obrigatoriedade de máscaras para todos os moradores e demais visitantes enquanto circularem pelas vias públicas e o toque de recolher entre às 20h00 e às 05h00.
O documento também prevê multa para quem divulgar ou compartilhar fake news (notícia falsa) sobre o coronavírus no município e destaca a proibição de aglomeração de pessoas em bares e conveniências. Conforme o novo decreto, esses locais podem atender exclusivamente no sistema pegue/leve ou delivery.
Também fica proibida a aglomeração de pessoas em logradouros públicos, tais como praças e calçadas – incluindo da própria residência – para qualquer fim, seja ele roda de conversa, consumo de bebidas – destaque para o tereré – ou uso de narguilé e semelhantes.

