Com objetivo de promover o combate na disseminação da covid-19, o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina, realizou na última quarta-feira (19), a entrega de 500 termômetros para prevenção à Covid-19 (novo coronavírus) para os 79 municípios do Estado.
Segundo Caravina, a Assomasul vem fazendo, desde o início da pandemia, um trabalho de orientação de apoio aos 79 municípios e também ações de combate ao coronavírus.
O dirigente lembrou que em parceria com o projeto “Corona Vidas”, de Dourados, e outras instituições, a Assomasul distribuiu mais de 20 mil máscaras de proteção facial (faceshields Shields) a profissionais que atuam na área de saúde pública nos municípios do Estado.
“E agora, numa nova ação concreta, a distribuição dos termômetros, também para os 79 municípios, são 500 termômetros adquiridos que vão propiciar um trabalho melhor nas cidades” , destacou o presidente da Assomasul.
O prefeito de Coxim, Aluizio São José, disse que a distribuição dos aparelhos é estratégica porque muitos municípios hoje estão trabalhando com barreiras sanitárias no sentido de fazer um filtro, uma análise de quem chega à cidade.
“Esses termômetros serão de fundamental importância como medida efetiva de combate ao coronavírus, com a prevenção àquelas pessoas que a gente vai fazer verificação da temperatura para saber se estão todas bem, enfim é um gesto de preocupação com a população e um instrumento importante nesse momento ”, elogiou o prefeito de Coxim.
O prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja, disse que os municípios hoje trabalham com muita dificuldade e um ação como esta é muito importante. “ Lutar contra o desconhecido, com o invisível é muito difícil. Logicamente que com essas ajudas, com essa participação da Assomasul, através do presidente Caravina, vão facilitando as coisas. Acho que a parceria é uma coisa que enaltece, a nossa administração de Maracaju é baseada em parcerias” , disse Maurílio, que também participou do ato.
TERMÔMETROS
Certificado pelo Inmetro, os aparelhos são munidos de sensor infravermelho, que mede a temperatura a partir do calor da superfície corporal da pessoa. Além de eficaz, não há nenhum contato com a pessoa, e o resultado sai na hora. Se a temperatura estiver acima do normal, soa um bipe diferente. As prefeituras podem retirar os aparelhos da sede da Assomasul, em Campo Grande.

