Bonito, Mato Grosso do Sul - 14 de Maio de 2024
Saúde

Anvisa aprova registro de dois novos autotestes de Covid-19

Entre os exames aprovados está o primeiro autoteste que faz uso da saliva, ao invés do swab nasal

Com informações de CNN Brasil
Em 25 de Fevereiro de 2022 às 15h21

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (25) dois novos autotestes de Covid-19. Entre os exames está o primeiro autoteste que faz uso da saliva, ao invés do swab nasal.

A partir do registro, os autotestes “SGTi-flex Covid-19 Ag”, da empresa Kovalent, e “Covid Ag Oral Detect”, da Eco Diagnóstica, podem ser comercializados no Brasil.

Até o momento, foram autorizados quatro autotestes no país. A Anvisa avalia questões de segurança, desempenho e requisitos legais exigidos aos autotestes, incluindo as orientações de uso em linguagem simples para o uso correto do produto.

Sobre os testes

O autoteste registrado em nome da empresa Eco Diagnóstica é o primeiro registrado no Brasil que utiliza amostra de saliva. A coleta requer que o usuário cuspa a saliva em um copo. Essa coleta não utiliza swab, mas o kit possui este item que será usado apenas para transferir a quantidade certa da saliva do copo para o tubo de extração.

Já o teste registrado pela empresa Kovalent, foi desenvolvido para uso de amostra de swab nasal não profundo (haste utilizada para coleta de secreção nas narinas). O autoteste poderá ser encontrado no mercado em versões com 1, 2 e 5 testes. Os dois exames terão fabricação nacional.

O autoteste é um produto que permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional. Para isso, as instruções de uso devem ser seguidas atentamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.